Funalfa divulga resultado final da “Aldir Blanc”

A Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) divulgou, nesta quarta-feira, 9, o resultado final da segunda etapa de inscrições do Edital de Premiação Cultural da Lei “Aldir Blanc”. Foram 108 contemplados, porém, somando todo o processo, o edital contemplou mais de 600 artistas e agentes culturais. A lista completa pode ser acessada no endereço funalfa.com.br/leialdirblanc.

“Sem dúvidas nós conseguimos atingir boa parte da classe artística da cidade. Foi um edital realizado em tempo recorde, tendo em vista a urgência que o momento traz. A cultura de Juiz de Fora começará 2021 com algum recurso para a retomada das atividades e o balanço é extremamente positivo para a classe artística”, pontua o gerente de Fomento à Cultura, Henrique Araújo.

De acordo com a gerente do “Departamento de Acesso à Cultura” da Funalfa, Giovana Bellini, a “Lei Aldir Blanc” foi necessária não só para ajudar os artistas, mas para fazer uma busca ativa dos agentes culturais da cidade, “pudemos criar e retomar contato com diversos e diversas artistas e agentes culturais, descobrir e redescobrir quem mantém viva a cultura da cidade. Desde o Cadastro Municipal de Cultura, onde mapeamos esses e essas agentes, até a aplicação do recurso, criamos diversos mecanismos para chegarmos até essas pessoas”, destaca.

Balanço

Foram cerca de R$ 3,5 milhões investidos, um valor histórico em um edital de premiação cultural no Município. Conforme explica a Diretora-geral da Funalfa, Tamires Fortuna, em Juiz de Fora a cultura nunca recebeu um investimento tão alto em uma única ação. Até então, o recorde da Fundação era o aporte no Programa Cultural Murilo Mendes, executado no ano passado, com um valor de um 1,5 milhão.

A Diretora destaca o momento como um desafio para a cultura. “Foi um desafio abraçado de forma responsável, não só pela gestão, mas também pelas conselheiras e pelos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura e por todos os funcionários da Funalfa que estavam envolvidos nesse processo”. Tamires ressalta ainda a participação da Administração Municipal para que o projeto tivesse êxito, “a prefeitura de Juiz de Fora teve participação fundamental com a dedicação do prefeito Antônio Almas e de profissionais de diversos setores para a correta e hábil aplicação da Lei Aldir Blanc em nosso município”.

Para os contemplados que querem saber os próximos passos, a Funalfa fará contato para agendar a assinatura do termo de compromisso e a apresentação do relatório sobre o impacto da pandemia em seu segmento. O pagamento está previsto para o dia 16 deste mês.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.