Troféu Brasil de Maratonas Aquáticas marca o retorno da prova com distância olímpica de 10 km no Brasil

O Troféu Brasil de Maratonas Aquáticas, principal competição nacional da modalidade, será realizada neste domingo (6), no Yatch Clube da Bahia, em Salvador. A competição contará com a melhor atleta do mundo, Ana Marcela Cunha, e terá rigorosos protocolos de prevenção à COVID-19.  

A prova será na distância olímpica de 10 km. Por isso, atletas de dez clubes e representantes de Peru e Argentina vão a Salvador para voltar a competir. Ao todo, serão 17 homens e 11 mulheres que nadarão o percurso de quatro voltas de 2,5 km na praia que fica dentro do clube baiano.

 “A expectativa é muito grande para esta competição. É a primeira prova de 10 km depois de toda a paralisação por conta da pandemia e teremos Ana Marcela aqui conosco. Para os homens brasileiros é ainda mais disputado, pois eles ainda buscam a classificação olímpica e essa prova será usada como parâmetro para que eles avaliem seus treinamentos de olho na seletiva brasileira que será em março”, disse o diretor de Maratonas Aquáticas da CBDA, Sergio Silva.

A competição precisou passar por alterações por conta da pandemia da COVID-19. O congresso técnico, habitualmente realizado um dia antes da prova e com todos os participantes, será nesta terça-feira, de forma virtual. Nele, os atletas já saberão seus números de identificação para a prova.

Nos dias que antecedem a disputa, usados como treinamento, os nadadores já receberam seus adesivos e credenciais para que, no dia da prova, só entrem no local para nadar, evitando aglomerações.

“A nossa preocupação, antes de tudo, é com a saúde de todos. Neste ponto, agimos em conjunto com o Yatch Clube e com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos para que estabelecêssemos protocolos rígidos de acesso e prevenção à COVID”, completou Sergio Silva.

O congresso técnico será nesta terça-feira, às 20h, e estará disponível ao público. Por conta do número de participantes, a largada da prova será ao mesmo tempo para homens e mulheres. A disputa está prevista para começar às 7h30.

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.