Por conta da pandemia, compras de natal devem crescer pela internet

Em decorrência das medidas restritivas impostas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como prevenção ao Coronavírus. Dentre as normas estabelecidas, está o horário de funcionamento do comércio, das 09h00 até às 18h00 durante a semana. Já nos sábados, poderão estar em atividade entre 09h00 e 16h00. 

Por conta disso, as compras pela internet devem aumentar, uma vez que é uma tendência adotada pelos lojistas, a fim de aumentar a quantidade de vendas e também evitar aglomerações dos consumidores nos locais. Conforme o presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, Emerson Beloti, o investimento no meio digital vêm evoluindo a cada ano:

“As compras na internet vêm evoluindo bastante. Tanto que é importante as empresas, principalmente as pequenas, começaram a visualizar a venda online, seja por qualquer ferramenta. Independente da loja física, que é mais uma situação de venda e o empresário do comércio, seja ele pequeno ou médio principalmente, ele deve estar atento a isso, porque as vendas estão sempre superiores em relação aos últimos anos”.

Sobre as compras de final de ano, Emerson explica que é uma data muito importante para o comércio de Juiz de Fora. Para ele, é uma época em que os empresários aproveitam para desafogar as dívidas, decorrentes da pandemia:

“O Natal, assim como outros eventos, gera bastante lucratividade aos empresários. Uma vez que a maioria do comércio na cidade tem passado por uma dificuldade muito intensa, em função de tantos meses de inatividade. Por isso eu digo que não podemos fechar mais, temos que melhorar os protocolos e não pensar que o comércio é o culpado de tudo, pois existem outros fatores externos acontecendo. Além disso, o comércio está sempre zelando pela segurança” diz Emerson reforçando sobre as medidas adotadas pelos estabelecimentos, “As empresas estão com seu álcool em gel, permitem somente entrada com máscara”.

 Desde o início da pandemia, em março deste ano, o presidente do Sindicomércio explica que durante este período, “mais de 200 estabelecimentos foram fechados. Só no comércio foram 4 mil desligamentos, e isso não é bom. Além do empresário ter fechado, são diversas pessoas sem oportunidade de trabalho e consequentemente do consumo” conclui.

Utilização do 13º salário

Segundo a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 32% dos trabalhadores brasileiros pretendem utilizar o 13º salário para as compras de Natal. Além disso, 21% pretende gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Enquanto 30% pretendem economizar e 21% pagar contas básicas da casa.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que mesmo em um cenário de insegurança econômica, os setores de comércio e serviço sempre esperam que parte dos recursos do benefício se revertam em compras:

“Tradicionalmente o brasileiro utiliza parte do seu 13º para as compras dos presentes de Natal e para as comemorações das festas de final de ano. Mesmo em um momento atípico, como da pandemia, que acarretou desemprego e insegurança, boa parte dos brasileiros deverão priorizar as compras em dezembro, o que trará uma importante movimentação para a economia do país”, afirma Costa.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.