Idoso é preso pela PM por fazer boca de urna

Na manhã de domingo (29), um idoso de 70 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM), por promover boca de urna, durante as votações do segundo turno das Eleições 2020. Conforme o Boletim de Ocorrências (BO), o autor chegou ao Colégio Stella Matutina para votar. Ao entrar na cabine eleitoral, colou na urna o adesivo escrito “Eu voto no 13”, em alusão à candidata Margarida Salomão (PT).

Logo após a saída do votante, o presidente da seção eleitoral foi fazer uma checagem na cabine e encontrou tal adesivo colado. Instantes depois, a PM foi acionada e prendeu o idoso em flagrante. O mesmo foi encaminhado para a Polícia Federal (PF).

Boca de urna

De acordo com o Jusbrasil, a chamada ‘Boca de Urna’, é uma prática ‘vedada pela Lei Eleitoral e conceituada como crime, punível com pena de detenção de seis meses a um ano (artigo 39, parágrafo 5º, I e II, da Lei Ordinária 9.504/97) e mais multa. Consiste em fazer propaganda eleitoral no dia da eleição pelo uso de alto falante e amplificadores de som, promoção de comícios ou carreatas, além da distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos, bem como pela prática de aliciamento, coação ou qualquer manifestação tendente a influir na vontade do eleitor”.

Resultado das eleições

Segundo as apurações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste segundo turno, Margarida Salomão venceu a corrida eleitoral, ao obter 144.529 votos válidos (54,98%). Seu concorrente, Wilson Rezato (PSB) obteve 118.349 (45,02%).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.