Covid-19: Município tem cenário preocupante quanto ao número de casos, segundo pesquisa da UFJF

O novo estudo elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), indica que o município apresenta cenário preocupante, devido ao aumento substancial no número de novos casos de Covid-19 nas duas últimas semanas. Os dados estatísticos fazem parte do programa ‘JF Salvando Todos’.

No último dia 9 deste mês, a cidade tinha 7.494 casos confirmados e 272 vidas perdidas. Posteriormente, no dia 23, os números evoluíram para 8.707 pessoas infectadas e 296 mortes. Os dados representaram um aumento de 16,2% e 8,8% respectivamente.

Já na análise da 47ª semana epidemiológica (de 15 a 21 de novembro), o município registrou 445 novos casos e 16 óbitos.  Na comparação com o período analisado de 8 a 14 de novembro, houve redução de 25% no número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Porém o total de óbitos cresceu em 167%.

Para os pesquisadores da UFJF, mesmo com a diminuição na taxa de novos casos, os números seguem em um patamar elevado. O grupo avalia, ainda, que o crescimento nos registros de óbitos está relacionado a evolução da doença nas últimas semanas.

Controle da pandemia

 Um dos indicadores mais importantes adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chamado de Número de Reprodução Efetivo (Rt) , o qual determina se a pandemia está controlada, apresentou uma variação entre os dias 9 e 23 de novembro. Neste período, o Rt máximo ficou acima de 1 por 12 dias. Em 23 de novembro, o Rt registrado era de 1,04.

Mas o destaque no crescimento do número de reprodução efetivo foi a data de 13 de novembro, quando o Rt chegou a 1,85.  O dado é preocupante e foi o maior registrado desde 19 de junho – que representava 2,23.

Conforme a OMS, para que a pandemia esteja sob controle, é necessário que o Rt se mantenha abaixo de um persistentemente no período de duas semanas.

Cenário na Zona da Mata

 De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a mesorregião da Zona da Mata mineira contabilizou 34.426 casos confirmados e 982 vidas perdidas pela Covid-19, até o dia 23.

Quando analisada a média móvel, em 23 de novembro, a Zona da Mata registrava 291 novos casos e 7 óbitos por dia. A análise da 47ª semana epidemiológica demonstra um aumento de 18,9% e 27,6%, respectivamente, em relação à semana anterior.

Isolamento social

 Desde que a plataforma ‘JF Salvando Todos’, começou a monitorar a adesão ao isolamento social, através do aplicativo Google Mobility, esta foi a primeira vez que houve aumento considerável no total de pessoas que ficam em casa.

A partir dos dados coletados, estima-se que no último dia 20, havia um percentual 11% maior de pessoas em casa, com relação ao período de referência anterior ao início da pandemia.

A análise também demonstra uma queda na ida das pessoas aos seus locais de trabalho. Dando indícios de uma adesão ao trabalho remoto novamente. A frequência de ida a parques e espaços de lazer sofreu uma redução, o percentual foi 25% menor do que o período de referência.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.