Descontaminação contra coronavírus ultrapassa 40 operações

A equipe de descontaminação da Guarda Municipal contabilizou na última semana 43 operações de controle da proliferação da covid-19 em Juiz de Fora. Este trabalho preventivo voluntário já foi levado, em 31 edições, a diferentes unidades dos serviços públicos. Somam-se a estas, 12 ações de dentro da própria sede da Guarda, como medida de proteção ao contingente. O procedimento é mantido desde abril, quando integrantes da corporação foram capacitados para a atividade, em curso ministrado pelo Exército.

Entre os locais contemplados com o tratamento químico estão a Câmara Municipal, que teve suas instalações higienizadas na sexta-feira, 20; o Estádio Municipal “Radialista Mário Helênio”; o Colégio “Tiradentes”; as sedes das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Esporte e Lazer (SEL) e Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); e os prédios da Defesa Civil, da Vigilância em Saúde e do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), entre outros.

Diante da pandemia de coronavírus, a Guarda Municipal adotou diversas medidas para conter eventual disseminação entre seus integrantes. Aprender sobre o processo de descontaminação de ambientes infectados foi uma delas. A comandante da corporação, Emilce de Castro, avaliou a atuação profilática para além dos muros da sede da Guarda: “Estamos atravessando uma crise sanitária. Momento em que é urgente a prática das medidas de proteção por todos. E toda medida de prevenção é bem- vinda. Desde que a equipe apresentou a nova modalidade de ação, disponibilizando sua força de trabalho para contribuir com a diminuição dos impactos da pandemia em nossa cidade, entendemos que estávamos nos colocando, mais uma vez, à serviço da população e da vida. Algo que está, naturalmente, em conformidade com a missão da Guarda Municipal. É um trabalho extra, mas que reforça o nosso papel de órgão de proteção e de apoio às ações da Prefeitura”.

A descontaminação é processo de higienização para a redução da carga viral sobre superfícies de objetos, equipamentos e dependências físicas. É feita com aplicação de solução de composto à base de quaternário de amônio ou hipoclorito de sódio. A pulverização deste material contribui para minimizar a possibilidade de contágio no local.

O atendimento pela Guarda Municipal se dá mediante agendamento prévio com o comando e disponibilização de insumos para o procedimento.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.