Especialistas da UFJF dão dicas sobre como estudar para o Pism, em época de pandemia

Por conta da pandemia do Covid-19, os candidatos do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, tiveram suas rotinas de estudos, alteradas pela situação atual no Brasil e no mundo. Diante disso, é importante encontrar estratégias para superar as dificuldades atuais. Os inscritos nos Módulos II e III, realizarão as provas nos dias 27 e 28 de fevereiro. Já os candidatos no Módulo I, farão as provas nos dias 13 e 14 março. 

Em meio à fase de preparação para o Vestibular, onde exige maior dedicação dos estudantes, especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dão dicas e ensinam técnicas de concentração antes de realizar as provas. Conforme a professora da Faculdade de Educação (Faced), Juliana Maddalena Trifilio Dias, é de suma importância que o estudante encontre um local de estudo, onde ele se sinta confortável:

“É preciso que o candidato encontre um lugar em casa para estudar, seja um cômodo, uma cadeira ou uma mesa. Quando digo um lugar, é aquele em que o estudante olhe e associe com o seu local de estudo e de concentração. É também importante que o estudante encontre um tempo para abdicar de outras atividades e se dedicar ao conteúdo do Pism. Este ano, como as pessoas estão em casa, a escolha do é ainda mais preciosa. É necessário que no meio de várias funções realizadas em casa o estudante encontre um ponto para ser o seu local de estudo.” 

Já o professor da Faced, Paulo Henrique Dias Menezes, explica que os candidatos devem elaborar e reservar os horários de estudo, “A suspensão das atividades presenciais provocou atraso nos calendários letivos, por isso muitos estudantes ainda permanecem com atividades remotas até o início do próximo ano. É importante que o candidato reserve horários específicos para sua preparação. Com duas horas de estudo diário dá para fazer uma boa revisão”, destaca.

Além disso, o professor da Faced e coordenador pedagógico da área de Matemática do Pism, Reginaldo Fernando Carneiro, ressalta a importância da disciplina e da rotina de estudos. “É importante conciliar o estudo dentro de um horário, com prazo de início e fim, para que você possa cumpri-lo, estudando um pouco todo os dias para não haver acúmulo do conteúdo. É também necessário que o candidato estude mesmo as disciplinas de que não tenha domínio. Há alunos que farão a prova para a área de humanas e que deixam de lado as disciplinas de exatas. Mas pode ser isso o que define a sua aprovação.”

Carneiro destaca ainda como a rotina de estudos ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo durante as provas. “Se o candidato tiver uma rotina, ele vai se sentir preparado quando chegar os dia do Pism. Por ser uma prova que vai definir, provavelmente, os próximos anos da vida do candidato e sua profissão, o nervosismo é grande. Mas a questão do coronavírus aumenta ainda mais essa tensão. Se preparar durante todo o ano faz com que ele chegue bem e faça a prova com mais tranquilidade e tenha sucesso”. 

Calendário semanal

Outra dica importante neste período, é a elaboração de um calendário semanal para cada conteúdo. Em época de preparação para o Vestibular, organização e disciplina são fundamentais. Os especialistas recomendam privilegiar os conteúdos considerados pontos fracos pelo estudante.

Tempo para lazer

Mesmo com a rotina de estudos, os professores da UFJF aconselham aos candidatos, que reservem um tempo para o descanso e lazer. É recomendado fazer pausas a cada duas horas. Procure alongar, esticar as pernas, andar um pouco, tomar um suco, chá ou café. Também reserve tempo para atividades de lazer.  

Ensino à distância

Em meio à pandemia, os estudantes recorrem ao ensino à distância e aproveitam o conteúdo disponível na internet. A professora Juliana destaca a necessidade de o estudante encontrar a melhor maneira de estudar. “Temos escolas em ambientes remotos, escolas utilizando Whatsapp, plataformas digitais e apostilas. É preciso que o candidato encontre o seu modo para estar no ambiente remoto e fazer desse espaço um lugar de estudo. Alguns têm facilidade com videoaulas, outros preferem a leitura, por isso é tão importante que o candidato olhe para aquilo que está habituado e faça disso um momento de estudo. A questão é sempre encontrar um ponto que ligue tempo, lugar e o próprio candidato.” 

Segundo Paulo Henrique, a utilização das plataformas digitais para manter contato entre colegas e professores é uma boa maneira de trocar informações e tirar dúvidas. “Nesse momento de preparação para o Pism, o contato com os amigos e com os professores faz muita falta. Na ausência física, as redes sociais estão aí para ajudar. No WhatsApp, por exemplo, tem grupo de todo tipo. Criar um grupo de estudo com alguns amigos e propor uma questão diária como desafio, por exemplo, é uma boa opção. Várias escolas oferecem plantão para tirar dúvidas on-line com os professores. Se tiver acesso a esse recurso, aproveite.”

Menezes, destaca ainda a importância de preparar todo o material com antecedência para os dias de prova. “Nesta edição, além do documento original de identificação com foto e da caneta (azul ou preta de corpo transparente), separe também a máscara facial e o álcool em gel (em frasco transparente e sem rótulo). A água e um lanchinho leve também são importantes. Se possível, visite o local da prova, indicado no seu cartão de inscrição, nos dias que antecedem a prova.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.