Com 100% de aproveitamento até então, Seleção Brasileira tem seu melhor início nas Eliminatórias no formato atual

Desde que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), adotou em meados dos anos 90, o formato das Eliminatórias por pontos corridos, a Seleção Brasileira chegou à marca de quatro vitórias em quatro jogos disputados até então, obtendo 100% de aproveitamento. Tal feito foi conquistado após derrotar o Uruguai por 2×0, na terça-feira (17), pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022. 

Antigamente, a fase de qualificação na América do Sul era disputada em fase de grupos e com número menor de seleções participantes. Com o passar dos anos, a FIFA foi aumentando de forma gradual os times que iriam disputar a Copa do Mundo, consequentemente as confederações teriam direito a mais vagas. Desde o final dos anos 90, a Conmebol conta com quatro vagas diretas, além da repescagem.

Vale lembrar que por ter sido a vencedora da Copa de 1994 nos EUA, a Seleção Brasileira se classificou diretamente para a edição de 1998 na França, como previsto em regulamento da FIFA naquela ocasião.

Na fase qualificatória para o Mundial de 2002 na Coréia do Sul e Japão, o Brasil obteve duas vitórias, 3×2 no Equador e 1×0 no Peru; e dois empates por 0x0 contra a Colômbia e 1×1 diante do Uruguai. 

Na edição seguinte das Eliminatórias, dessa vez para a Copa na Alemanha, a Seleção enfrentou os mesmos adversários citados anteriormente e repetiu a mesma sequência de duas vitórias e dois empates: 2×1 na Colômbia, 1×0 no Equador, 1×1 com o Peru e 3×3 com o Uruguai.

Já na qualificação para a Copa de 2010 na África do Sul, curiosamente os quatro primeiros jogos do Brasil, foram exatamente contra os mesmos adversários e novamente repetiu a sequência de duas vitórias e dois empates: 0x0 com os colombianos, 5×0 nos equatorianos, 1×1 com os peruanos e 2×1 nos uruguaios.

Por ter sido o anfitrião em 2014, o Brasil não precisou disputar as Eliminatórias. Para a Copa da Rússia de 2018, a Amarelinha teve aproveitamento inferior em comparação com as edições citadas, duas vitórias, uma derrota e um empate: 2×0 para o Chile, 3×1 na Venezuela, 1×1 contra a Argentina e 3×0 no Peru.

Agora no caminho rumo ao Catar, o Canarinho venceu todas suas partidas até o momento, com direito à goleada de 5×0 sobre a Bolívia, triunfo de virada por 4×2 sobre o Peru, vitória de 1×0 contra a Venezuela e 2×0 diante do Uruguai. 

Na classificação, o Brasil é líder isolado com 12 pontos conquistados e único com 100% de aproveitamento. Na vice-liderança aparece a Argentina com 10, Equador é o terceiro com 9 e o Paraguai está na quarta posição com 6. No momento quem ficaria com a vaga na repescagem, é o Uruguai, também com 6 pontos.

Melhor campanha em 50 anos

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brasil igualou a mesma marca de quatro vitórias em quatro jogos, obtidos durante a campanha das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1982 na Espanha. Além disso, o time superou nos gols marcados e no saldo.

A última vez em que o Brasil começou tão bem nas Eliminatórias foi no ano de 1969. Naquela oportunidade, a Seleção venceu todos os seus seis jogos a caminho da Copa do Mundo de 1970, que se tornaria histórica pela conquista do tricampeonato mundial. Nas quatro primeiras partidas, a Canarinho ainda marcou 16 vezes, contra Colômbia, Venezuela e Paraguai.

Próximas partidas*

5ª RODADA:

Colômbia x Brasil 

Venezuela x Equador

Bolívia x Peru

Argentina x Uruguai

Chile x Paraguai

6ª RODADA

Uruguai x Bolívia

Peru x Venezuela

Brasil x Argentina (Arena Pernambuco)

Paraguai x Colômbia

Equador x Chile

* A Conmebol não definiu as datas e horários dos jogos




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.