Em reunião realizada na noite de quinta-feira (5), na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, decidiu por manter algumas restrições estabelecidas no município, em meio a piora no cenário da doença. Os membros do comitê decidiram barrar novas liberações e por conta disso, as restrições fixadas pelo decreto 14.150 permanecem em vigor.
Atualmente, Juiz de Fora está na ‘Onda Verde’ do Programa Minas Consciente. Esta fase é a menos restritiva do programa, que abrange serviços não essenciais, mas que são de alto nível de contágio.
Foi decidido na reunião que o autosserviço em bares, restaurantes e similares, seguem proibidos pela cidade, bem como a venda para o público em pé nos estabelecimentos. Além disso, o colegiado manteve o veto ao funcionamento de parques de diversão e temáticos, discotecas, danceterias e similares, serviços de sauna e banhos, clubes sociais e área de churrasqueira.
No caso dos clubes, a PJF determinou que os locais podem trabalhar, desde que seja observado o limite máximo de 50% da capacidade de espaço físico.
Conforme o colegiado, a ‘Onda Verde’ permite realização de eventos, reuniões e atividades, desde que sejam seguidas determinadas regras, como distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa, em locais abertos, e de dez metros quadrados, em ambientes fechados.
No caso dos cinemas, a distância mínima entre as pessoas é de dez metros quadrados, porém as respectivas salas espalhadas pelo município, seguem sem previsão de reabertura.
Atividades escolares
No encontro entre os membros do comitê, não houve avanço nas conversas sobre uma possível retomada de atividades escolares presenciais. A situação está sendo avaliada por uma comissão técnica formada por membros das Secretarias de Educação e de Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), representantes do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais.
Cenário atual do Covid-19
De acordo com dados da Prefeitura, houve piora no cenário do Coronavírus pelo município. Os levantamentos epidemiológicos apontam que houve queda de vidas perdidas, por 17 dias consecutivos. Entretanto, desde o dia 28 de outubro, os números de óbitos confirmados têm tido constante crescimento. A partir da referida data, Juiz de Fora obteve 12 mortes decorrentes da doença.
Além disso, o Executivo informa que há tendência para aumento de novos casos. No mês de outubro, houve diminuição nas notificações de pessoas infectadas pelo Covid-19. Segundo a Prefeitura, a média era de 20 confirmações diárias. Entretanto, os números voltaram a crescer a partir do dia 25 e atualmente, a média de novos casos aumentou para 50.