Seleção Feminina encerra período de treinamentos em Portugal

Visando a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021), a Seleção Feminina do Brasil, encerrou o período de treinamentos na cidade de Portimão em Portugal. O time comandado pela técnica Pia Sundhage, chegou ao país ibérico no último dia 19 deste mês e as 21 jogadoras realizaram atividades durante a Data FIFA. Nesta lista, foram chamadas apenas jogadoras que atuam nos Estados Unidos, China e países da Europa.

Em março, a equipe participou do Torneio Internacional da França, enfrentando Canadá, Holanda e as donas da casa. No mês de setembro, o time retomou com as atividades presenciais na Granja Comary em Teresópolis-RJ, desde o início da pandemia.  

Nesta etapa de preparação, a comissão técnica elaborou uma programação de treinos e reuniões, para aprimorar ainda mais as convocações. O planejamento foi igual ao período na Granja Comary, em Teresópolis, no mês de setembro, que contou apenas com atletas que atuavam no Brasil. 

A estratégia de realizar treinamentos fora do Brasil, se deve por conta das dificuldades e restrições de viagens internacionais, em decorrência da pandemia do Coronavírus. Após o período de treinamentos, Sundhage avaliou a experiência de forma positiva e também fala sobre a oportunidade de estar com as atletas e fazê-las entender o padrão de jogo concebido para a seleção:

“Esses dois períodos de treinos foram muito importantes. Tivemos muitos dias juntos [18, sendo nove no Brasil e nove em Portugal], que foram diferentes. Aqui na Europa, a intensidade foi um pouco maior. No fim das contas, as duas convocações trabalharam nossa ideia de jogo. O objetivo é que todas estejam na mesma sintonia, em ideia de jogo e intensidade”, afirma Pia, em entrevista coletiva por videoconferência.

Nesta etapa de preparação, a treinadora apostou também em jogadoras que atuam na Europa. Com destaque para as estreias de Giovanna, Laís e Ana Vitória, além da atacante Mylena, na Seleção Principal. Soma-se a este número, as atletas que retornam à equipe e foram convocadas pela primeira vez pela técnica sueca, como a goleira Daniele, a defensora Rayanne, e as atacantes Nycole e Valéria.

Dentre as referidas atletas, a meia Giovanna, hoje jogadora do Barcelona, conta sobre a experiência de vestir a Amarelinha pela primeira vez:

“Estou muito feliz! Sempre foi um sonho jogar com a Seleção Brasileira, desde pequenininha, e eu estou muito contente. Nunca imaginei que três Seleções iriam me convocar, e estou muito feliz porque são três seleções muito boas, então quero aproveitar muito a experiência. Na Seleção Sub-17, eu jogo com as meninas da minha idade, mas aqui as meninas também são gente boa e jogam muito bem. Eu ainda estou me adaptando com as brasileiras, mas estou muito feliz com essas duas experiências, tanto na sub-17 quanto na principal”, conta.

Durante o período de preparação, o time realizou jogo-treino no domingo (25), no qual a técnica Pia Sundhage dividiu o grupo em duas equipes em “A e B”, e aproveitou a oportunidade para testar as atletas em situação de jogo. A escalação do time A foi composta por: Aline; Maria, Lais, Rafa e Jucinara; Giovanna, Formiga, Luana e Marta; Ludmila  e Debinha. Já o time B contou com: Natascha/Dani; Raiane, Kathellen, Tiago (Portimonense) e Mylena; Millene, Ana Vitória, Gonçalo (Portimonense) e Valéria; Raquel e Nycole.

Com sete gols, a equipe A acabou vencendo por 4 a 3; Marta (2x), Formiga e Debinha foram as responsáveis por balançar as redes, já pelo lado B, os gols foram de Valéria (2x) e Nycole.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.