Câmara Municipal aprova representação ao Ministério Público, para evitar leilão da Casa D’Italia

A Câmara Municipal de Juiz de Fora, aprovou na segunda-feira (26), uma representação ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o objetivo de evitar o leilão da Casa D’Italia. O imóvel avaliado em R$ 19,5 milhões, foi colocado à venda pelo Consulado Italiano de Belo Horizonte, no início deste mês. 

Segundo o documento feito pelo vereador Antônio Aguiar (DEM), a instituição é um importante espaço cultural e social. Sua preservação representa a história da imigração italiana no município:

“Este imóvel que é um prédio tombado como patrimônio da cidade de Juiz de Fora, representa o coração da história da imigração italiana em nossa cidade, sendo considera hoje uma das instituições culturais mais ativas do estado, com apresentação de grupo de dança folclórica italiana (Tarantellado), aulas de língua italiana, aulas de desenho e pintura, aulas de música, equipe profissional de bocha, coral, apresentações gastronômicas, dentre outras inúmeras atividades, o que torna-se necessário sua preservação por fazer parte de toda uma história dos descendentes italianos em nossa cidade.”

Além disso, no último dia 13 deste mês, o senador italiano, Ricardo Merlo, anunciou em seu Twitter, que o leilão da Casa D’Italia havia sido suspenso de forma temporária, previsto para o dia 3 de dezembro. Em sua publicação, o Secretário de Relações Internacionais da República Italiana, que representa a América do Sul no Senado, explica “Confirmo oficialmente: acabamos de suspender a venda da Casa D’Italia de Juiz de Fora. Uma associação que deve permanecer para nossa comunidade italiana no Brasil”.

Abaixo-assinado contra o leilão

Após a notificação de possível venda do imóvel, a Colônia Italiana de Juiz de Fora, realizou um abaixo-assinado eletrônico, contra o leilão da Casa D’Italia. Até então, a petição registrou mais de 8 mil assinaturas. O documento pedia socorro ao Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional.

Naquela ocasião, o presidente da Casa D’Italia, Paulo Jose Monteiro de Barros, disse que a venda é indevida, uma vez que o imóvel foi comprado por famílias italianas, no início do século XX e doada ao Governo Italiano, como forma de manter a difusão da cultura itálica.

História

A Casa D’Italia de Juiz de Fora, foi fundada no ano de 1939, com objetivo de de auxiliar e unir a colônia italiana da cidade. Sob a responsabilidade da Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri, sua construção foi erguida com um projeto em estilo Art Déco. Naquela época, as suas funções eram principalmente de instrução, escola, biblioteca, hospital, beneficência, lazer e esporte. 

Hoje em dia, a instituição continua com sua proposta inicial, desde a sua fundação, que é o auxílio das famílias dos imigrantes, a agência consular, representando o consulado da Itália em Minas Gerais.

Além disso, o local tem a Capela de San Francesco di Paola e é sede de associações parceiras na divulgação da cultura italiana em Juiz de Fora, como o Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato e o Curso de Língua e Cultura Italiana e o time Bocha Casa D’Italia Juiz de Fora, o qual representa a entidade em diversos campeonatos pelo Brasil.

O espaço também funciona como um centro de cultura, abrigando diversas atividades como: coral, orquestra de cordas, aulas de música, escola de pizzaiolo, grupo de bordadeiras, atelier de artes, cancha de bocha, estúdio de design, centro de estética, aulas de artes marciais e Yoga. Além de contarmos com auditório onde são realizadas eventos típicos, palestras, festas e demais atividades promovendo a cultura italiana.

Há também o departamento de cultura, responsável por toda a programação cultural da instituição, englobando a promoção de eventos gastronômicos, palestras, oficinas, exposições, eventos culturais e campanhas sociais. Além disso, o departamento de cultura também é responsável por toda a assessoria de comunicação da instituição. Além das atividades próprias, a instituição também promove diversos eventos realizados em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.