A final da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia da temporada 2020/2021 colocou em lados opostos as duas duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Melhor para Alison e Álvaro Filho (ES/PB), que venceram Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19) na arena montada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Os quatro atletas são integrantes da categoria Pódio, a principal do programa Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.
Este foi o segundo título da dupla em etapas do tour nacional. Antes eles tinham ficado com o ouro em Cuiabá (MT), na segunda parada da temporada 2019/2020. Alison chegou ao 33° título no Circuito, enquanto Álvaro alcançou o nono. Aliás, o paraibano, que é pai de primeira viagem – o filho Dom nasceu há pouco mais de duas semanas – foi eleito o melhor em quadra na decisão, comemorou o título e dedicou ao novo herdeiro.
“Estou sem palavras para agradecer ao time e ao Alison, especialmente pelo fato de que eles tiveram paciência e carinho comigo nesse momento. É minha melhor fase, o momento mais especial da minha vida. Eu quero dedicar este título à minha esposa (Marcella), ao meu filho e à minha família”, disse Álvaro.
Ao lado de Álvaro na conquista, Alison mostrou entrosamento dentro e fora de quadra com o parceiro. O gigante capixaba também será pai de uma menina em breve, já que a esposa Tatiana Tristão está grávida de 22 semanas de Catarina. Após a conquista de mais uma etapa na carreira, o atleta enalteceu os adversários da final e elogiou a estrutura do evento.
“É uma etapa especial para nosso time, esse momento é bem mágico. O vôlei de praia brasileiro masculino é muito forte. Tivemos uma partida duríssima na semifinal e sabíamos que hoje não seria diferente, contra o Evandro e o Bruno, que vão representar nosso país nos Jogos de Tóquio. Nossa comissão técnica foi incrível, Álvaro jogou demais e estamos felizes por essa evolução. A Confederação Brasileira de Voleibol também está de parabéns pela estrutura incrível que montou aqui, referência mundial, sem dúvida”, contou Alison.
Líderes
O bronze ficou com a dupla que lidera o ranking nacional. André e George (ES/PB), campeões da etapa de abertura, superaram Allison Francioni/Fábio (SC/CE) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/18). O capixaba foi escolhido pelo público como o melhor em quadra, celebrou a medalha e homenageou a mãe, Lilian Loyola, aniversariante do dia.
“Infelizmente hoje não disputamos a final, que era o nosso grande objetivo. Viemos com a cabeça renovada, queríamos muito essa medalha, que é importante também. Foi uma etapa diferente, com mais vento, com chuva. O George jogou muito, fizemos um jogo muito bom. Na etapa passada eu dediquei a medalha ao meu pai, e hoje a mensagem especial é para a minha mãe, que faz aniversário”
Mesmo sem contar com público presente em razão dos protocolos de segurança sanitária, as partidas não ficaram sem torcida. Alguns fãs do vôlei de praia tiveram a oportunidade de acompanhar os duelos por meio da “Arquibancasa”. Acessando um convite virtual, os fãs interagiram com o animador e participaram de ações nos intervalos das partidas. O sistema foi exibido em telões na quadra central e trouxe animação e cores para a competição.
Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 47 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos aproximadamente de R$ 538 mil por etapa. A temporada 2020/2021 continua em novembro. Entre os dias 4 e 8 acontece a terceira parada do naipe feminino. As duplas masculinas voltam à ação entre 11 e 15. Os dois torneios acontecerão novamente dentro do CDV, em Saquarema.
Fonte: CBV