Reaberto no dia 19 do último mês, após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), autorizar o acesso a equipamentos culturais e ambientais em municípios categorizados na “onda amarela”, do Programa Minas Consciente, o Parque da Lajinha, terá seu número de visitantes e horário de funcionamento ampliados, a partir do dia 3 de novembro.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), a capacidade permitida será aumentada de 100 para 200 pessoas e a visitação será feita de terça a domingo, das 8 às 14h00. Outra mudança se diz respeito ao estacionamento do parque, onde já foram concluídas as obras de instalação do novo calçamento e estarão disponíveis 35 vagas.
Quanto aos protocolos de segurança e prevenção ao Coronavírus, não houve alterações e todas as medidas estarão mantidas. Permanecerá a obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a visitação, aferição da temperatura na entrada, e proibição da realização de eventos e ensaios fotográficos. Os parquinhos infantis e os aparelhos de ginástica continuam fechados. Na fila para entrada deve-se manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas, respeitando as sinalizações de distanciamento no chão. A utilização dos bebedouros somente é permitida com garrafas ou copos, sendo proibido o uso do jato diretamente na boca.
Assim como vem ocorrendo desde sua reabertura, a fiscalização no Parque da Lajinha é feita pelos servidores do parque, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental. O acesso ao local passou a ser controlado na portaria, único local de entrada, uma vez que o estacionamento interno recebeu obras de benfeitorias e foi totalmente cercado.