Alemanha, Bélgica e Holanda desejam formar candidatura conjunta para sediar Copa do Mundo Feminina em 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 pode ter um fato inédito e histórico, para o futebol mundial: edição organizada por três países-anfitriões. Nessa semana, Alemanha, Bélgica e Holanda manifestaram desejo em formar candidatura conjunta. Se confirmada, será a primeira vez que uma Copa do Mundo Feminina será organizada por três países-sedes, desde sua edição de estreia em 1991.

Dentre as referidas nações, Alemanha foi sede em 2011, sendo esta a única das co-candidatas a receber a principal competição do futebol feminino. A Holanda sediou a Euro Feminina de 2017, enquanto que a Bélgica nunca foi anfitriã de grande torneio entre as mulheres.

Em comunicado oficial, as federações citadas anteriormente, explicam que já emitiram um pedido para a FIFA. O requerimento será analisado e no final do ano, a entidade máxima do futebol mundial fará um posicionamento definitivo:

O futebol feminino é conhecido tradicionalmente por seu sentimento forte de comunidade, no qual todas as envolvidas pensam no quadro geral, que é, a saber, desenvolver mais o esporte, tanto dentro quanto fora de campo”, disse o comunicado. “O fato de que estejamos tratando deste projeto juntos, como três competidores de futebol, e também como bons vizinhos, combina muito bem com esta filosofia.

O futebol feminino em nossos países está, de fato, em fases diferentes de desenvolvimento, mas compartilhamos a aspiração de dar um impulso ao esporte nacional e globalmente organizando esta Copa do Mundo”

Entretanto, os três candidatos terão de enfrentar a concorrência contra Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Ilhas Faroe, que estariam trabalhando em conjunto para sediarem a Copa do Mundo. A última edição do torneio foi organizada na França em 2019. 

No ano de 2023, Austrália e Nova Zelândia serão os anfitriões da competição, que será realizada pela primeira vez em dois países-anfitriões e contará com participação de 32 seleções. 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.