Aquarela de Eliardo França é destaque do projeto “A peça da semana”

Na atual edição do projeto “A Peça da semana”, o destaque é o desenho feito pelo ilustrador mineiro, Eliardo França, artista conhecido pela atuação no mundo literário infantil. Com a representação da figura de duas crianças, um menino e uma menina montados no que seria uma pomba gigante com penas traseiras nas nuances de fogo, como um cometa, a aquarela produzida em uma folha de papel, 26×26 centímetros foi feita para uma exposição na década de noventa e teria sido vendida a um colecionador.

A peça foi escolhida para ser apresentada por conta do dia das crianças e do professor, datas celebradas em outubro e que dialogam com esses temas, assim como outras obras em destaque no projeto neste mês. Além da imagem da obra a ser publicada nas redes sociais do museu (facebook.com/museu.marianoprocopio e instagram @museumarianoprocópio), será publicado um depoimento do autor, que fala sobre o início de sua carreira e o vínculo criado com crianças e professores. O vídeo foi produzido por sua equipe, e conta com intérprete de libras.

Reconhecido pelo seu ecletismo o acervo do Museu “Mariano Procópio”, guarda obras dos mais diferentes materiais e segmentos, como as aquarelas, com ilustrações dos séculos XIX e XX. No acervo em papel, no segmento aquarela, constam 168 itens, alguns com mais de 100 anos, com ilustrações de paisagem, gênero e natureza morta. Dentre alguns autores a serem destacados, a esposa de Alfredo Ferreira Lage, o fundador do museu, Maria Pardos, a princesa, D Maria da Glória, filha de Dom Pedro I, Claro Campos, Souza Pinto, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardele, Insley Pacheco, o pintor e fotógrafo Henri Langerock, dentre outros.

Sobre o autor:

Eliardo França juntamente com sua esposa, Mary França marcam presença há décadas no mercado editorial brasileiro, com mais de 40 anos dedicados à literatura infantil. Juntos publicaram mais de 300 títulos. A sintonia do casal encantou, e continua a encantar gerações de crianças, ela escritora, ele ilustrador – suas obras contribuem na vida de crianças em fase de alfabetização, assim como para educadores que utilizam os livros como material de apoio didático utilizado nas escolas de todo o Brasil. Eliardo e a esposa são nascidos em Santos Dumont, Minas Gerais (MG), e vivem hoje, com seus filhos e netos em Juiz de Fora. Têm livros publicados em várias línguas com prêmios nacionais e internacionais.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.