“Dia D” contra poliomielite e multivacinação será realizado neste sábado

As unidades básicas de Saúde (UBSs), o Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal e o Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA), estarão em atividade neste sábado (17), para a realização do “Dia D” contra poliomielite e multivacinação. 

A campanha contra pólio irá abranger crianças de um a menores de cinco anos e a outra etapa será feita em crianças e adolescentes menores de 15 anos, colocando o cartão em dia. No território nacional, a meta estipulada para cobertura vacinal é de 95%. Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), são 24.033 a serem imunizadas contra a doença.

Segundo a médica Delaine La Gatta Carminate, supervisora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bandeirantes (Região Nordeste), “é importante estar atento para a gravidade da doença, capaz de gerar sequelas motoras, neurológicas e limitações físicas funcionais, como atrofia dos membros inferiores para o resto da vida, e, inclusive, morte”, diz Delaine que reforça que a pólio é prevenível, através de vacina encontrada em todos os postos.

Já a médica Fernanda Márcia Sell de Miranda, do Pronto Atendimento Infantil (PAI), critica a mudança no comportamento de boa parte da população, que procura a vacinação só quando se sente ameaçada:

“É necessário que as coberturas vacinais estejam elevadas para que microorganismos causadores das doenças não retornem. O Sarampo por exemplo voltou, Tivemos casos em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais” exemplificou, lembrando que esta é doença agressiva e de elevada taxa de transmissão.

O calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos melhores do mundo. As vacinas mais novas, incluídas no Programa Nacional de Imunização (PNI), são à ACWY, que combate quatro tipos de meningite, e a HPV, que previne o câncer de colo de útero. “Não devemos desperdiçar a oportunidade de prevenção”, ressaltou Fernanda Sell. Delaine Carminate destacou também que os elevados índices de cobertura evitam que os vírus e as bactérias circulem e, consequentemente, as doenças voltem.

Campanhas de vacinação

A aplicação da vacina contra a poliomielite, voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos, e a multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15, está acontecendo de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8 horas às 10h30 e das 13h às 16h30; no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, das 8h00 às 16h30; e no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA), na Rua São Sebastião, 772, Centro, das 8h30 às 15h30.

No “Dia D”, a vacinação contra a pólio e a multivacinação ocorrerão nas mesmas unidades, no horário das 8 às 17h00. As campanhas são consideradas fundamentais para prevenção e controle das doenças, e para que as controladas ou eliminadas não retornem ao país.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.