Inscrições para o Pism 2021 estão disponíveis nesta terça-feira

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), informa que as inscrições para os Módulos I, II e III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estarão disponíveis a partir das 15h desta terça-feira (13) e serão encerradas no dia 3 de novembro.  

Ao todo, são oferecidas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação. Em Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. No campus de Governador Valadares há 400 vagas em dez cursos. Conforme a Copese, os exames serão feitos nos dias 27 e 28 de fevereiro pelos candidatos dos módulos II e III, e nos dias 13 e 14 março pelos candidatos do módulo I. Todas as informações estão disponíveis no Edital.

No ato de inscrição, o candidato deve acessar a Área do Candidato  e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), após preencher seus dados. A taxa custará R$ 120,00 e o pagamento deve ser feito até às 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.

Inscrições on-line

Assim como ocorreu nos dois últimos anos, todo o processo de inscrição para o Pism será feito exclusivamente on-line, bem como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social.

O formulário de inscrição possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

Solicitação da isenção de taxa

Os candidatos que tiverem interesse em obter a isenção da taxa de inscrição, podem fazer a solicitação a partir de hoje. O prazo vai até às 15h do dia 18. 

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Caso os candidatos requerem atendimento especial para a realização do exame, eles devem fazer a solicitação durante o ato de inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios. 

Se houver a possibilidade do estudante não comparecer no dia da prova, por questões religiosas, é necessário incluir a cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial começa a partir de hoje e se encerra às 18h do dia 3 de novembro.

Comprovante da inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 9 de fevereiro de 2021. A UFJF reforça que não enviará o documento pelos Correios e não será feita entrega pessoalmente.

Prevenção ao Coronavírus

Por conta da pandemia do Covid-19, a Copese incluiu no edital, novas orientações para realização das provas. Todos os candidatos deverão fazer uso obrigatório de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. 

Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar suas mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas. Outras informações referentes à higienização, estarão disponíveis no Edital.

Curso de música

Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica em datas ainda a ser informadas pela Copese em edital complementar.

Resultados

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de abril de 2021. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 15 de abril de 2021. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 8 de junho de 2021, sendo o resultado final publicado em 17 de junho de 2021.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.