Comitê Covid-19 veta aulas presenciais de ensino superior em Juiz de Fora

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, se reuniu na quinta-feira (24) e foi determinado o veto, para a retomada de aulas presenciais, nas redes de ensino superior em Juiz de Fora. O assunto foi analisado entre os membros do Comitê, logo após o Governo de Minas Gerais, autorizar o retorno das atividades escolares presenciais, nas instituições de ensino superior públicas e privadas.O Executivo definiu a data de 5 de outubro para o início do cronograma escolar. 

Apesar dessa nova medida, a decisão de retomar ou não os trabalhos nas redes de educação, deve ser tomada pelos prefeitos de cada município mineiro. Além disso, o Governo estabeleceu que as cidades só poderão liberar as aulas presenciais, se estiverem incluídas na “Onda Amarela” do “Minas Consciente”. Vale ressaltar que Juiz de Fora está nessa lista.

Nessa semana, o Governo detalhou que no caso da retomada de atividades da educação básica, que contempla educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, é importante que todas as escolas devem estar em cidades listadas na “Onda Verde”.

Diante da decisão de autorizar a volta de atividades presenciais nas redes de educação, o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF), informou em nota oficial, detalhando seu posicionamento sobre o caso, “A direção do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF) reafirma, com veemência, sua posição contrária ao retorno das aulas presenciais, principalmente, neste momento em que se observa agravamento da pandemia de coronavírus. De forma irresponsável, a decisão desconsidera os alertas científicos, a ausência de estrutura nas escolas para o cumprimento de protocolos sanitários mínimos, a deficiência das cidades em termos da oferta de serviços de saúde e de transporte, além das condições socioeconômicas da maioria dos estudantes mineiros”.

Inclusive, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) manifesta seu apoio ao posicionamento do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), “O governo de Romeu Zema, ao anunciar o retorno às aulas presenciais, em momento algum se referiu aos profissionais de educação, aos cuidados com a vida de quem está nas escolas, locais que propiciam as aglomerações e, consequentemente, ao risco de contaminação, o que aumentará as mortes em Minas Gerais. A CUT/MG vem, reiteradamente, repudiando as sucessivas decisões e medidas dos governos federal, estadual e municipal no que se refere ao suposto combate à disseminação da pandemia. Atitudes que, na verdade, contribuem ainda mais para a proliferação da Covid-19 em todo país”.

Mudança de fase no Minas Consciente

Foi discutido também sobre a possibilidade do município ingressar para a “Onda Verde” e o Comitê diz que por conta do recente aumento de casos e mortes confirmadas por Coronavírus, Juiz de Fora ainda não apresenta critérios necessários, para avançar de fase. 

Quanto ao cenário da doença, a Administração Municipal informa que o Índice de Transmissão (RT) da Covid-19 na cidade é de 1,08. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  este dado indica para quantas pessoas cada infectado transmite a doença. O órgão diz que a pandemia é considerada controlada, se os valores do Rt estiverem abaixo de 1 persistentemente por pelo menos duas semanas.  O Executivo detalha que a média móvel dos casos confirmados em um dia continua em 47. No último dia 9 deste mês, o valor era 27.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.