Funcionários dos Correios retomam atividades, após TST determinar fim da greve nacional

Depois de 35 dias de paralisação, os funcionários dos Correios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, retomaram suas atividades, após o Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinar o fim da greve nacional. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios em Juiz de Fora (Sintect/JFA).

Na terça-feira (22), houve uma reunião organizada pelo Tribunal e os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Entretanto, foi determinado também o desconto referente a metade dos dias parados e o resto será compensado. Além disso, foi decidido também que apenas 20 cláusulas previstas no acordo anterior, serão mantidas. O TST aprovou também o reajuste de 2,6% para os trabalhadores.

O Correios informa que “a empresa agora empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa”.

Início da paralisação

No dia 18 do último mês, cerca de 70% dos funcionários os Correios em Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Barbacena, São João del Rei, Leopoldina, Cataguases e de outras 120 cidades da Zona da Mata e Vertentes, paralisaram suas atividades e aderiram à greve nacional.

A categoria protestou contra a retirada de 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, pagamento de adicional noturno e horas extras.  

Comunicado oficial da empresa

“Nessa terça-feira (22), a maior parte dos empregados dos Correios que havia aderido à paralisação parcial retornou ao trabalho. Segundo sistema de monitoramento da empresa, 92,7% dos empregados dos Correios trabalharam normalmente. 

Os Correios seguem executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população. A empresa agora empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa. A empresa não fornece dados segmentados da operação porque essas informações variam constantemente.

A rede de atendimento permanece aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas – medida em vigor desde o anúncio da pandemia.

Com a compensação das horas não trabalhadas, medida determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho, a empresa ampliará a capacidade operacional e pretende normalizar o mais rápido possível o fluxo de entregas de cartas e encomendas, em todo país”.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.