UEFA divulga finalistas para prêmio de melhor jogador da Europa

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA em inglês), divulgou nesta quarta-feira (23), os três candidatos finalistas para receber o prêmio de melhor jogador, do futebol masculino e feminino da temporada europeia. Os atletas são: o alemão Manuel Neuer (goleiro do Bayern de Munique), o polonês Robert Lewandowski (atacante do Bayern de Munique) e o belga Kevin De Bruyne (meia do Manchester City). 

No lado das mulheres, as finalistas são: a inglesa Lucy Bronze (lateral-direita do Manchester City), a dinamarquesa Pernille Harder (atacante do Chelsea) e a francesa Wendie Renard (zagueira do Lyon). Os vencedores serão revelados na próxima semana, no dia 1º de outubro, no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Entre os treinadores, todos os candidatos do futebol masculino, são alemães: Hansi Flick (Bayern), Jürgen Klopp (Liverpool) e Julian Nagelsmann (RB Leipzig). No futebol feminino os escolhidos foram: Lluís Cortés (Barcelona), Stephan Lerch (Wolfsburg) e Jean-Luc Vasseur (Lyon).

A votação para escolher os finalistas entre os homens, é feita pelos 32 técnicos que participaram da última edição da Liga dos Campeões e também por 48 treinadores presentes na Liga Europa, somando assim 80 técnicos votantes. Participam também 55 jornalistas, que são escolhidos pelo grupo European Sports Media (ESM). Cada um representa uma associação filiada à UEFA.

Já no lado das mulheres, os oito treinadores dos times que estiveram presentes na fase final da Champions Feminina, participam da escolha das melhores jogadoras, além de 20 jornalistas especialistas em futebol feminino, escolhidos pela ESM.

Além disso, pela primeira vez a lista final não conta com as presenças de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A premiação é dada pela entidade máxima do futebol europeu, desde a temporada 2011/2012. A votação do restante do top 10 terminou assim: Lionel Messi (Barcelona) e Neymar (Paris Saint-Germain) 53 votos; Thomas Muller (Bayern de Munique) 41 votos; Kylian Mbappe (Paris Saint-Germain) 39 votos; Thiago Alcântara (Bayern de Munique) 27 votos; Joshua Kimmich (Bayern de Munique) 26 votos e Cristiano Ronaldo (Juventus) 25 votos.

O top 10 do futebol feminino teve domínio do Lyon, com outras cinco jogadoras entre as mais votadas. Vivianne Miedema, do Arsenal, ficou em quarto, com Delphine Cascarino, do Lyon, em quinto. Completam a lista Eugénie Le Sommer (Lyon), Ada Hegerberg (Lyon), Amel Majri (Lyon), Marie-Antoinette Katoto (PSG) e Dzsenifer Marozsán (Lyon).

Resumo dos candidatos entre os homens

Kevin De Bruyne: apesar de não ter conquistado títulos de expressão na temporada 2019/2020 pelo Manchester City, o belga teve bons desempenhos antes e depois da paralisação, por conta da pandemia do Covid-19. Durante a edição do Campeonato Inglês, deu 20 assistências e marcou 13 gols, em 35 jogos disputados. Por conta disso, foi eleito melhor jogador do torneio. Pela Champions, jogou 7 partidas, balançou a rede em duas ocasiões e distribuiu duas assistências.

Robert Lewandowski: principal nome na tríplice coroa do Bayern de Munique. O atacante polonês foi artilheiro em todas as competições vencidas pelo clube alemão. Pela Bundesliga, balançou a rede 34 vezes em 31 partidas e na Liga dos Campeões, marcou 15 gols em 10 jogos. De quebra, foi líder em assistências na principal competição do futebol europeu, com 6. E pela Copa da Alemanha, Lewandowski também foi artilheiro com 6 tentos. Por conta da grande temporada e também pelas estatísticas, é o grande favorito para ser o melhor do futebol europeu, bem como para o prêmio “The Best” da FIFA.

Manuel Neuer: entre os finalistas pela segunda vez em sua carreira, a última foi em 2014, quando perdeu a votação para Cristiano Ronaldo. Entretanto, o início de temporada para o Bayern não foi dos melhores. Aos poucos o time foi se acertando e Neuer cresceu nessa reta final. O capitão ficou de fora somente de uma partida, durante a campanha do Bayern pela champions, no qual o clube foi campeão de forma invicta. Além disso, Neuer ficou seis jogos sem tomar gol e foi fundamental na decisão diante do Paris Saint-Germain. Em 33 aparências pela Bundesliga, o goleiro alemão foi vazado em 31 oportunidades e ficou 15 jogos sem tomar gol. 

Resumo dos candidatos entre as mulheres

Lucy Bronze: ganhadora do prêmio na temporada 2018/219, a defensora fez parte do elenco vitorioso do Lyon, que obteve três títulos consecutivos pela Champions Feminina. Até o dia 23 de setembro, teve 81 aparências em jogos pela seleção inglesa e marcou 8 gols. Pelo torneio continental, esteve em 39 partidas e balançou a rede em 6 oportunidades. Em todas as temporadas defendendo o clube francês, disputou 177 jogos e marcou 16 gols.

Pernille Harder: a dinamarquesa foi eleita melhor jogadora da temporada 2017/2018. Foi uma das principais destaques do Wolfsburg da Alemanha. O clube chegou à final da Champions, entretanto perdeu o título para o Lyon. Durante a campanha, se tornou a primeira atleta, desde a brasileira Marta em 2009, a marcar quatro vezes, pelas quartas de final da competição.

Wendie Renard: outra atleta do Lyon e também vencedora da Champions. Ela é capitã do time desde as últimas 5 temporadas e disputou nove decisões da principal competição do futebol europeu, levantando o caneco em sete delas. Em 120 jogos disputados pela França, marcou 24 gols. Nas competições europeias, esteve presente em 88 partidas e balançou a rede em 26 oportunidades. E pelo campeonato francês, obteve 282 aparências e 91 gols.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.