Procon/JF continua monitorando reclamações referentes à Cemig

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), após observação dos registros realizados pela população, que apontaram baixa resolução dos casos em relação ao aumento significativo das denúncias, instaurou averiguação referente à conduta da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Após as apurações iniciais, a empresa participou de reunião organizada pelo Procon/MG, contando também com a presença de representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), onde foram apresentadas seis demandas de extrema urgência e relevâncias para os cidadãos.

Foram apresentadas as seguintes indagações: funcionamento dos postos de atendimento da empresa; aumento das demandas nos Procons; dificuldades de acesso ao canal de atendimento aos órgãos de defesa do consumidor, como o cadastramento de senhas; cadastramento da empresa para receber cip eletrônica; dificuldades encontradas pelos consumidores para acessos aos canais alternativos, como whatsapp, aplicativo, telefone e e-mail; e criação de grupo qualificado, que tenha diálogo com os Procons. Após as explanações, ficou acordado próximo encontro, realizado no início de setembro.

Neste encontro, realizado no dia 4, constatou-se a volta dos atendimentos presenciais realizados a partir de agendamento no site, e melhoria nos canais de comunicação. Porém, os números continuam altos. De janeiro a 21 de setembro de 2019 foram contabilizados 188 registros, sendo 73 casos resolvidos. No mesmo período, este ano, são 435 registros, sendo somente 26 resolvidas.

O superintende do Procon/JF, Eduardo Schröder, enfatizou que a atuação em conjunto com outros órgãos surtirá efeitos a médio e longo prazos: “Nas reuniões realizadas, entendemos o posicionamento da Cemig sobre as novas insurgências geradas pela pandemia. Entretanto, o consumidor não pode ficar desguarnecido de informações e atendimentos. Estimamos que, com a retomada dos atendimentos presenciais, que foi uma das nossas solicitações, os números caiam, e o serviço seja prestado da melhor maneira. Caso o esperado não ocorra, voltaremos a cobrar e a tomar todas as medidas cabíveis”.

O Procon/JF instrui que, havendo desacordo do valor cobrado, o cidadão se manifeste, primeiramente, nos próprios canais que a Cemig fornece, e após, registre online, através da plataforma consumidor.gov.br, ou por telefone, através dos números 3690-7610 ou 3690- 7611 e pelo whatsapp (32) 98463-268.

Fonte: Assessoria




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