UFJF divulga Protocolos de Biossegurança para circulação pelo campus

No último dia 20 de agosto, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicou um documento que aprova o Protocolo de Biossegurança, o qual contém medidas de segurança e prevenção à saúde, das pessoas que necessitam frequentar o campus da universidade, durante a pandemia do Coronavírus.

Dentre as medidas estabelecidas, a Resolução detalha que as medidas de segurança de estudantes, professores e funcionários, devem ser iniciadas a partir do momento em que saírem de casa e bem como no retorno. Como por exemplo: lavar as mãos e o rosto com água e sabão;  colocar a máscara de tecido; e evitar tocar olhos, nariz, boca e máscara sem antes higienizar as mãos. 

Além disso, o documento menciona que o uso de máscaras faciais, incluindo as de tecido, deve ser obrigatório por todos que circulam e permanecem na UFJF, como estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados, prestadores de serviços e visitantes. A Resolução ainda traz dicas sobre como confeccionar, higienizar e manusear as máscaras de proteção

O texto detalha também sobre a questão do distanciamento de no mínimo 1,5m entre as pessoas e também que sejam feitas marcações de distanciamento com fitas adesivas. Esta medida deve ser ser respeitada nas salas de aula, refeitórios, bibliotecas, infocentros, postos de trabalho e em todos os espaços de atividades acadêmicas e administrativas de uso compartilhado da UFJF.

Setores administrativos

A resolução prevê que os setores administrativos da UFJF deverão disponibilizar álcool em gel a 70% para os usuários, na área de atendimento, para uso individual e em cada mesa de atendimento. Toda vez que o trabalhador efetuar atendimento ao usuário, é necessário fazer o processo de higienização das mãos e descontaminação da bancada.

O documento sugere também que equipamentos como teclados, controles remotos e telefones, devem ser revestidos com papel filme e com álcool em gel, antes e depois do uso. A resolução impede o compartilhamento de canetas, telefone celular, outros objetos e utensílios. E para evitar aglomerações no local, todas as unidades devem manter as portas abertas, evitando assim que puxadores ou maçanetas se convertam em fontes de infecção.  

Não será permitido guardar ou consumir alimentos e bebidas nos postos de trabalho. Cada trabalhador deverá trazer a sua própria garrafa de água e evitar compartilhamento de documentos físicos, dando preferência aos digitalizados.

Pontos de grande circulação de pessoas

O protocolo aponta que haverá dispensadores de álcool em gel nos principais pontos de assistência e circulação. Todos os ambientes coletivos e de grande aglomeração, devem passar pelo processo de descontaminação. Salas de aula e auditórios precisam ser limpos a cada troca de turma. 

Quanto aos bebedouros, cada unidade do Campus deve fazer adaptação no uso dos equipamentos, a fim de evitar que os usuários bebam água diretamente dele, sendo orientado o jato específico para uso do copo ou garrafa pessoal. Também é preciso orientar a higienização das mãos antes e depois do uso. 

Já na limpeza dos sanitários, ela deve ser feita no início, no meio e ao final de cada turno. O trabalhador da higienização deverá utilizar equipamentos como máscara cirúrgica, luva de borracha, avental, calça comprida, sapato fechado. 

Monitoramento da situação após o retorno

Mesmo com retorno das atividades presenciais, a Resolução deixa claro que caso alguém apresente sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, fadiga, tremores e calafrios, dor muscular, dor de cabeça, perda recente do olfato ou paladar, a pessoa deve comunicar imediatamente à Instituição. 

Como determinado pelo Ministério da Saúde (MS), a UFJF deve afastar imediatamente todos os casos suspeitos e confirmados das atividades presenciais por um período de 14 dias. Além disso, até mesmo os assintomático que tiveram contato alguém infectado pela doença, serão afastados.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.