Defesa Civil libera volta de moradores às residências próximas ao edifício interditado na Região Sul

A Defesa Civil informou nessa quarta-feira (9), que as 25 residências localizadas nas Ruas Sarandira e Água Limpa no Bairro Santa Luzia (Região Sul), estão liberadas para receberem novamente seus moradores. Os respectivos imóveis tiveram de ser esvaziados, por estarem próximos ao edifício interditado na Avenida Rio Branco (Bairro Cruzeiro do Sul), o qual apresentava risco de desabamento.

A liberação foi concedida após as obras de recuperação da estrutura do imóvel, serem concluídas na segunda-feira (7). Entretanto o local segue interditado, pois foi feita a concretagem de um dos pilares e será preciso aguardar a secagem completa. Após este processo, a equipe de topografia fará novas mediações no local.

Interdição do prédio

Na noite do dia 30 de agosto, o Corpo de Bombeiros interditou o referido imóvel da Avenida Rio Branco, Após os moradores relatarem barulhos em uma das colunas da garagem do prédio. Diante do possível risco de desabamento, o local foi interditado e a Defesa Civil também foi acionada.

Dos 20 apartamentos do imóvel, 14 foram desocupados e os familiares tiveram que deixar o local. Por conta do risco de desabamento, outros 25 imóveis localizados nas ruas Sarandira e Água Limpa, também foram interditados, no qual 31 famílias foram desalojadas de forma preventiva.

Na manhã de segunda-feira (31 de agosto), duas equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, junto com a Defesa Civil e um engenheiro estrutural, os quais realizaram novas vistorias no edifício e constataram estabilidade. 

Na última quarta-feira (2), foi iniciada as obras de recuperação da estrutura. Entretanto no mesmo dia, todo o trabalho deve de ser suspenso, após as equipes escutarem um estalo no interior do edifício. a Defesa Civil informou que “visualmente, não foi constatada alteração”, mas que “por medida de segurança, as obras foram suspensas”.

Diante da situação, uma equipe de topógrafos foi ao local no dia seguinte, para fazer as mediações e avaliar se houve alterações quanto às condições da estrutura. Os serviços de reparos foram retomados na sexta-feira (4) e foram durante todo o fim de semana, incluindo o feriado de 7 de setembro.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.