A Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) promoverá na terça-feira, 8, às 19h30, live para esclarecer o processo de aplicação da Lei Nacional de Emergência Cultural em Juiz de Fora, conhecida como Lei “Aldir Blanc”. O diretor-geral da Funalfa, Zezinho Mancini, e a gerente de Fomento à Cultura, Tamires Fortuna, informarão sobre as providências tomadas até o momento e o que ainda deve ser feito para viabilizar a distribuição dos recursos. A transmissão acontecerá pelo instagram da Funalfa (@funalfacultura), aberta a todos os interessados.
Conforme o assessor da Funalfa, Henrique Araújo, na live haverá também esclarecimentos sobre quem tem direito a receber os benefícios: “É importante ressaltar que o auxílio não é voltado apenas para artistas e produtores culturais, abrangendo também milhares de trabalhadoras e trabalhadores de bastidores da cadeia produtiva da cultura. Isso inclui montadores, técnicos de som e luz, fotógrafos, editores, estampadores, desenhistas, costureiras, cenógrafos, professores de arte, música e capoeira, entre outros”.
A “Aldir Blanc” prevê a liberação de R$ 3 bilhões do Fundo Nacional da Cultura para apoiar a classe artística em todo o Brasil. Desse total, Juiz de Fora receberá R$ 3.487.476,18. A legislação prevê três formas de aplicação dos recursos:
1) Pagamento direto aos profissionais da cultura;
2) Subsídios a espaços, coletivos e micro e pequenas empresas ligadas aos setores artísticos e culturais;
3) Editais e prêmios de cultura.
Fonte: Assessoria