Taxa de mortalidade por Covid-19 no HU é menor em comparação com média de UTIs

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), informa que a taxa de mortalidade de pacientes diagnosticados com Covid-19, é menor em comparação  com a média nacional nos hospitais públicos brasileiros. Até então, um total de 143 pacientes estiveram internados na Enfermaria Covid do HU-UFJF.

Segundo os dados, a média nos hospitais está em 35%, enquanto que a média nacional está em 50% e o valor de referência na literatura médica é 40%

A unidade hospitalar explica que a criação Enfermaria Covid, com equipe exclusiva e multiprofissional, foi um dos fatores que contribuíram para que a taxa de mortalidade fosse menor, em comparação com os índices citados anteriormente. Além disso, o local trabalha com sistema de “coorte”, ou seja, havendo dois ou mais pacientes com resultado de PCR positivos, os mesmos podem ser internados no mesmo ambiente. Na UTI, são sete quartos, podendo admitir de sete a oito pacientes e, na enfermaria, três a sete pacientes podem ser tratados.

Dentre outras medidas contribuintes, o HU cita a capacitação da equipe assistencial, que conta com 80 turmas treinadas, que prestam atendimento aos pacientes infectados pela doença. Também houve a inauguração do Laboratório de Habilidade Realística, importante legado a ser deixado pós-pandemia.

Outro projeto

Dentre os projetos criados em meio à epidemia, a direção do HU criou o chamado Centro de Operações de Emergências (COE), composto por 12 grupos de trabalho. O objetivo foi organizar as ações para facilitar o trabalho de preparação do hospital nesta situação nova e desafiadora de pandemia, garantindo o atendimento e a segurança de pacientes e profissionais.

Atendimento

Durante o período da pandemia, o HU criou um espaço no site da UFJF, pelo qual atualiza todas as informações referentes ao Coronavírus. Além disso, foi feito também atendimento psicológico on-line e presencial, além de atendimento médico a pessoas sintomáticas, com testagem nos casos recomendados.

Segundo informações da instituição, foram feitos mais de 300 atendimentos e o teste rápido foi feito com mais de 1300 colaboradores.

Rede de suporte

Durante todo esse período, o HU contou com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (inclusive participando do Comitê da UFJF sobre a Covid-19), Superintendência Regional de Saúde e Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. Também houve apoio de diversos parceiros, como a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), população em geral, empresários e unidades acadêmicas e administrativas da UFJF.

Outras ações relevantes que podem ser citadas são a reativação do Núcleo de Telessaúde e Telemedicina em Saúde, diversos projetos de pesquisa em andamento relacionados à Covid (13 aprovados e cinco sob análise) e a realização da Semana do HU. São destacados também o sucesso das campanhas de doações de EPIs e Insumos, realizada pela unidade, campanha de arrecadação financeira da Fadepe e outras doações de instituições públicas, Ministério da Saúde e sindicatos, totalizando, em valores, quase R$ 500 mil.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.