Paulo André e Alison dos Santos completam uma semana de treinos em Rio Maior visando retomada

A primeira semana de Missão Europa apresentou realidades diferentes para os principais nomes das provas de pista do atletismo brasileiro: Paulo André e Alison Alison dos Santos. Enquanto o velocista vinha treinando com seu pai, Carlos Camilo, em Vila Velha (ES), o barreirista enfim pode voltar a treinar em condições ideais, após cinco meses sem realizar atividades em pista.

Sendo assim, Paulo André, 21, mantém o objetivo de correr abaixo dos 10 segundos nos próximos meses. “O Paulo está bem, treinou na Vila Olímpica de Vila Velha e está em forma”, afirma Camilo, que completa: “estamos treinando normalmente e o único objetivo para a temporada é competir o Troféu Brasil (marcado para dezembro, em São Paulo)”.

“Mantive a regularidade nos 10s nos últimos anos e agora quero correr várias vezes na casa dos 9. Preciso correr isso, mas não adianta correr 9.99. Tem de ser mais baixo”, destacou Paulo André, que registrou os dois melhores tempos da América do Sul nos 100m em 2019 (10.02, em abril, nos Estados Unidos; e 10.04, em junho, em Portugal).

Já Alison, 20, que foi finalista dos 400m com barreiras no Mundial de Doha 2019, está voltando de forma gradativa. “Estávamos treinando de maneira adaptada no Brasil, e essa primeira semana aqui foi de retorno. O Alison ficou um tempo em São Joaquim da Barra (SP) e lá estava treinando no asfalto. Essa primeira semana aqui foi de adaptação”, explica seu treinador, Felipe Siqueira.

A opção por Portugal, dentro da Missão Europa, foi por conhecer o local e aprovar a estrutura de preparação montada pelo COB. “Já viemos para cá em outros momentos. Gostamos muito do clima e da estrutura. Aqui em Rio Maior temos tranquilidade para trabalhar”, complementa Felipe.

“Não tinha tido contato com o grupo ainda este ano e era importante reunir o time. O meu pessoal (Jorge Vides, Derick Souza, Lorraine Martins e Andressa Fidelis) entrou numa pista pela primeira vez nesse ‘pós-pandemia’ aqui em Portugal. Só estavam treinando no Parque do Ibirapuera e em academia”, finaliza Felipe.

Paulo André e Alison dos Santos integram o primeiro grupo de atletas da modalidade que está participando da Missão Europa. Outras duas levas ainda vão desembarcar em Rio Maior até o início de setembro. Todos seguem os protocolos com a realização de testes de detecção do novo coronavírus 72 horas antes do embarque e repetindo os exames na chegada a Portugal, na entrada no Rio Maior Sports Centre.

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.