Turquia retorna ao calendário da F1, após 9 anos de ausência

Ausente do calendário da principal categoria do automobilismo mundial desde 2011, o Circuito de Istambul Park na Turquia, voltará a receber a F1 nesta temporada. Além disso, foram confirmadas duas provas no Bahrein e uma em Abu Dhabi. Diante disso, a temporada contará com 17 etapas e com isso, a F1 alcança a meta estabelecida, de organizar o calendário com 15 a 18 corridas. Entretanto, a corrida em Hanói no Vietnã segue com situação indefinida, porém pode ficar de fora por conta das questões de logísticas.

A F1 confirmou que a prova em solo turco será realizada no dia 15 de novembro. Já as duas etapas no Bahrein serão nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, porém a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não definiu se será utilizado o mesmo traçado, uma vez que o circuito tem diversas opções para modificar o percursso. O GP de Abu Dhabi será no dia 13 do mesmo mês, este fecha a temporada 2020.

Inclusive, foi confirmada também o cancelamento do GP da China, devido às normas do governo local, de proibir eventos esportivos internacionais em solo chinês, por conta da pandemia do novo Coronavírus. 

Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1, comenta sobre a inclusão de novas etapas no calendário: 

“Estamos orgulhosos em anunciar que a Turquia, Bahrein e Abu Dhabi farão parte da nossa temporada de 2020. Este ano apresentamos à Fórmula 1 e ao mundo um desafio sem precedentes e queremos homenagear todos na categoria, a FIA, as equipes e nossos parceiros que tornaram isso possível. Embora estejamos todos desapontados por não termos sido capazes de realizar algumas de nossas corridas planejadas este ano, estamos confiantes de que nossa temporada começou bem e continuará a entregar muita emoção com corridas tradicionais, bem como novas, que irão entreter todos os nossos fãs.”

Retorno da Turquia

O Circuito de Istambul Park recebeu a categoria pela primeira vez em 2005 e foi bastante elogiado pelos pilotos, por conta do traçado desafiador e por ter pontos de ultrapassagem. Entretanto, por conta da falta de interesse do público e também do acesso, o autódromo deixou o calendário da categoria em 2011 e o último vencedor foi Sebastian Vettel, na época pela Red Bull. 

Além disso, o maior vencedor é o brasileiro Felipe Massa, que venceu três vezes seguidas com a Ferrari (2006, 2007 e 2008) e foi nesta pista que conquistou sua primeira vitória na carreira. Dos pilotos ainda em atividade, Lewis Hamilton (2010), Sebastian Vettel (2011) e Kimi Raikkonen (2005) tem uma vitória cada. O outro ganhador foi Jenson Button em 2009, justamente no ano em que foi campeão do mundo.

Inclusão de outras provas

No decorrer do ano, a F1 proporcionou em seu calendário adaptado, o retorno dos circuitos de Ímola na Itália e Nurburgring na Alemanha. Além disso, incluiu também Mugello, também em solo italiano e Portimão em Portugal.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.