A pesquisa realizada por Paula Nathaiane, no Museu “Mariano Procópio”, sobre a alegoria do artista Oscar Pereira da Silva (1867-1939), “A Noite”, de 1927, recebeu nota máxima, com conceito “A”, na defesa da dissertação para o mestrado do curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho acadêmico teve início em 2016 e foi defendido pela estudante em julho, de forma remota, por conta da pandemia.
Segundo Paula, o quadro foi apresentado a ela em aula na faculdade, e daí surgiu o interesse em estudar a obra e o trabalho do artista. Além de Oscar Pereira da Silva, a pesquisa incluiu trabalhos de outros pintores, utilizados como “aproximação” sobre representações do nu feminino: “Foi amor à primeira vista. Por isso, a vontade de realizar o estudo sobre a obra. Agradeço a abertura do museu e à sua equipe na realização da pesquisa. É muito importante para o meio acadêmico ter em Juiz de Fora uma instituição como esta, de acervo diverso, e que permite diferentes estudos”.
O Museu mantém vínculo permanente com a sociedade acadêmica, e neste período de pandemia segue com atendimento, recebendo solicitações para pesquisa pelo e-mail: maprocultural@pjf.mg.gov.br.
Fonte: Assessoria