O Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), esteve presente na tarde de quarta-feira (5), para fazer vistoria na lagoa do Museu Mariano Procópio. Acompanhado do diretor da instituição, Antônio Carlos Duarte, e do gerente do Departamento de Parque e Edificações (Depae), Alexandre Fonseca, ele conferiu a situação do lago, que apresenta melhoria, após uso de recursos naturais que contribuíram para redução de algas, que tornavam a água esverdeada.
A equipe do Depae tem acompanhado a redução do volume de algas na lâmina da água e para isso, foram colocadas aguapés (Eichhornia crassipes), planta capaz de eliminar poluentes orgânicos, em algumas partes do lago. Segundo Fonseca, a atividade segue em caráter experimental: “O aguapé não elimina a alga, mas entra em concorrência com ela, alimentando-se dos nutrientes presentes na água do lago, enfraquecendo a cianobactéria”.
Segundo Antônio Almas, o resultado positivo da iniciativa atende à demanda encaminhada pela população, já que o parque do Museu recebe grande público para visitas e caminhadas. Além da questão estética, o odor gerado pela decomposição da alga era uma das principais reclamações sobre a área.