O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na quarta-feira (15), o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, no Senegal, de 2022 para 2026. A proposta feita pelo presidente do país africano, Macky Sall, foi bem recebida pelo presidente do COI Thomas Bach, após longas discussões sobre o assunto.
“Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Presidente Macky Sall, um grande amigo e defensor do Movimento Olímpico. Tenho certeza de que juntos organizaremos fantásticos Jogos Olímpicos da Juventude para todos os jovens atletas do mundo”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
O adiamento de Dakar 2022 permite que o COI, os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais planejem melhor suas atividades, que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, pelos adiamentos subsequentes de grandes eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise global da saúde.
Ao mesmo tempo, permite que Senegal continue com os preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude. Os dois líderes, que elogiaram o progresso alcançado até o momento, renovaram sua confiança em conjunto no Presidente de Dakar 2022, Mamadou Diagna Ndiaye, membro do COI no Senegal, e ambos continuam totalmente comprometidos com o grande sucesso desses Jogos Olímpicos da Juventude, o primeiro evento olímpico de todos os tempos. a ser organizado na África.
“Gostaria de reiterar que o COI tem todo o meu apoio à organização dos Jogos Olímpicos da Juventude, adiados para 2026. Aproveito para reafirmar o compromisso de fazer do Dakar 2026, o primeiro evento olímpico da África, uma ocasião memorável e bem-sucedida”, concluiu, assim, o presidente do Senegal.
O COI pediu compreensão da comunidade esportiva e se comprometeu manter os programas de apoio relacionados aos Jogos Olímpicos da Juventude. O acordo foi aprovado hoje pelo Conselho Executivo do COI e será submetido à sessão do COI para ratificação nesta sexta-feira, 17 de julho de 2020.
Fonte: COB