Em dia marcado por uma forte chuva que resultou no cancelamento do Treino Livre 3 e no atraso de 46 minutos do Treino de Classificação no Circuito Red Bul Ring em Spielberg na Áustria, o inglês Lewis Hamilton da Mercedes brilhou em pista molhada e cravou a pole position para o Grande Prêmio da Estíria de F1. O nome é referente ao estado em que o circuito está localizado e o mesmo recebeu a F1 na última semana, uma vez que receberia rodada-dupla como previamente anunciado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Debaixo de muita chuva, Hamilton mostrou todo seu talento e fez sua pole de número 89 da sua carreira. O inglês fechou sua volta em 1:19.273. Na segunda posição aparece o holandês Max Verstappen da Red Bull, com o tempo de 1:20.489. A surpresa foi o espanhol Carlos Sainz da McLaren em 3º no grid com 1:20.671, sua melhor posição de largada desde sua chegada à categoria. Vencedor da corrida passada, o finlandês Valtteri Bottas ficou em 4º com 1:20.701 e Esteban Ocon da Renault larga em 5º com 1:20.922.
O restante dos dez primeiros colocados terminou assim: Alexander Albon da Red Bull em 6º, Pierre Gasly da Alpha Tauri em 7º, Daniel Ricciardo da Renault em 8º, Lando Norris em 9º após perder três posições, cuja punição se deve por não reduzir a velocidade durante bandeira amarela em uma das sessões dos treinos de sexta-feira e Sebastian Vettel da Ferrari em um discreto 10º lugar.
A corrida será neste domingo (12), às 10h10 no horário de Brasília, serão 71 voltas no Circuito Red Bull Ring em Spielberg na Áustria.