A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), desmantelou um esquema de furto de veículos em Juiz de Fora, prática criminosa ocorrida nos Bairros Santa Helena, Paineiras e Grambery. A operação de cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão, que abrangeu as regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, resultou na apreensão de 13 veículos, 56 centralinas e diversos componentes eletrônicos veiculares. Até então, duas pessoas estão presas.
Segundo a Delegada Camila Miller, da 7ª Delegacia da Polícia Civil, diz que as investigações iniciaram há aproximadamente dois anos, em parceria com a Agência de Inteligência do 4º Departamento, que foi possível foi possível identificar integrantes da quadrilha suspeita de praticar os crimes:
“Foram feitas diversas diligências e no decorrer delas, nós conseguimos identificar o modus operandi dessa organização. Eles pegam veículos que estão estacionados em via pública e levam para regiões próximas a Juiz de Fora. Depois de um tempo, eles levam os veículos para desmanche”.
A autoridade policial que um dos envolvidos foi preso em flagrante por furtar um veículo em Juiz de Fora e teria levado para Matias Barbosa. O autor teria fugido dos policiais e instantes depois “acabou colidindo com uma igreja em Matias Barbosa, que é tombado pelo patrimônio histórico cultural. Ele foi preso em março e permanece apreendido até os dias de hoje”. A Delegada reitera que durante as operações, foram apreendidos 13 veículos, 56 centralinas, diversos dispositivos veiculares e um outro indivíduo foi preso em decorrências das investigações.
Ainda conforme a Delegada Camila Miller, “apurações indicam que essa seria uma das maiores quadrilhas de furtos de veículos que estaria atuando no Estado de Minas Gerais. Atuavam há muitos anos, inclusive, já foram presos em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte”.
Para o Delegado Regional de Juiz de Fora, Armando Avólio Neto, a investigação qualificada, aliada ao empenho dos policiais civis, mais uma vez possibilitou grande êxito nas ações:
“Depois de muito trabalho, conseguimos identificar toda a quadrilha e desarticular o esquema dos principais autores de furto de veículos em Juiz de Fora. Temos a convicção de que os números de furtos de automóveis irão diminuir consideravelmente e de que a Polícia Civil deu a resposta que a sociedade juiz-forana merece em relação a esse tipo de delito”, enfatizou.
O Chefe do 4º Departamento em Juiz de Fora, Delegado-Geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, também atribui esse resultado às investigações realizadas de forma minuciosa e detalhada:
“Por isso parabenizo o Departamento, por meio da Agência de Inteligência, os policiais civis da 7ª Delegacia e a Delegacia Regional de Juiz de Fora pelo trabalho desempenhado. E também gostaria de agradecer a participação efetiva do Poder Judiciário e do Ministério Público”, concluiu.