A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entrou pela primeira vez no ranking Times Higher Education Latin America University Rankings, uma lista das melhores universidades latino-americanas e do Caribe, desenvolvida pela organização internacional Times Higher Education. O ranking colocou a UFJF em 70º lugar, entre as 166 instituições de ensino superior inclusas na listagem. No Brasil, o resultado geral da UFJF é o 33º lugar, enquanto em Minas Gerais a Universidade aparece na 5ª posição.
O ranking inclui apenas universidades que contam com programas de pós-graduação, publicaram pelo menos 200 trabalhos entre 2015 e 2019 e que não concentrem sua atuação em uma ou poucas áreas de estudo específicas. Na América Latina, as três melhores instituições ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira brasileira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de Minas Gerais.
A elaboração do ranking leva em conta os seguintes critérios: ensino (ambiente de aprendizagem: 36%), pesquisa (volume, impacto e reputação: 34%), citações (influência em pesquisa: 20%), perspectiva internacional (servidores, estudantes e pesquisas: 7,5%) e impacto na indústria (transferência de conhecimento: 2,5%). Os parâmetros refletem ensino em graduação e pós-graduação, produção científica, recursos humanos, internacionalização, número de docentes e discentes, além de transferência de conhecimento.
Segundo o ranking da Times Higher Education Latin America University Rankings, o Brasil conta com 61 universidades listadas, sendo que a UFJF é a 16ª entidade mais citada, cujo indicador examina a influência das universidades em novos estudos, contabilizando o número de vezes que um trabalho publicado por pesquisadores da instituição é citado por outros estudiosos globalmente. São considerados artigos em periódicos, resenhas, anais de eventos científicos, livros e capítulos de livros publicados nos últimos cinco anos. No ranking mineiro, a UFJF é a 2ª melhor em citações e na América Latina ocupa a 60ª posição.
Quanto ao quesito impacto na indústria, a UFJF ocupa a 28ª posição entre as brasileiras. No área da pesquisa, a juiz-forana está na 30ª posição nacional, ocupando ainda o 36º lugar em ensino e a 37ª posição em perspectiva internacional. Nessa área, são feitas avaliações de capacitação das universidades de transferir conhecimento e tecnologia para além de seus muros, apoiando com inovação, invenções e consultoria.
A diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, diz que a entrada da UFJF no ranking é visto de forma bastante positiva e que a meta da instituição agora é ganhar posições no ranking:
“É a primeira vez que a UFJF participa desse ranking, o que ocorre por demanda e através de um vasto e abrangente volume de informações que a própria instituição envia para o órgão responsável pelo ranking. Nossa perspectiva é subir nos próximos anos, não só pela melhoria que se espera em todos os aspectos na nossa atuação, mas também no maior refinamento na coleta dos dados.”