A temporada 2020 da F1 começou no Circuito Red Bull Ring em Spielberg na Áustria e com mais um domínio da Mercedes, com direito a pole position do finlandês Valtteri Bottas. Mesmo ter sido batido pelo seu companheiro Lewis Hamilton em todos os treinos livres, o finlandês da Mercedes surpreendeu no treino classificatório e ficou com a “posição de honra” para a corrida de amanhã (5). Bottas cravou a volta mais rápida com o tempo de 1:02.939, ficando a frente de Hamilton que fez 1:02.951. Tudo indica para uma vitória do time alemão.
Max Verstappen teve problemas com acerto de sua Red Bull mas ficou com a terceira posição no grid, com 1:03.477. A surpresa ficou para o jovem Lando Norris, levando sua McLaren para a quarta posição, seu melhor resultado em qualificação desde sua estreia na F1, com 1:03.626. Na quinta posição aparece o tailandês Alexander Albon da Red Bull, com 1:03.868. O restante do grupo dos dez primeiros colocados terminou com Sergio Perez da Racing Point em 6º, Charles Leclerc da Ferrari em 7º, Carlos Sainz da McLaren em 8º, Lance Stroll da Racing Point em 9º e Daniel Ricciardo da Renault em 10º.
Quanto ao restante do grid, Sebastian Vettel da Ferrari ficou em um discreto 11º lugar, Pierre Gasly e Daniil Kvyat, ambos da Alpha Tauri em 12º e 13º respectivamente, Esteban Ocon da Renault em 14º este retornado ao posto de piloto titular da categoria após ficar um ano parado, Romain Grosjean e Kevin Magnussen ambos da Haas em 15º e 16º, George Russell da Williams em 17º, Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen ambos da Alfa Romeo em 18º e 19º e Nicolas Latifi único estreante da categoria larga em último lugar com sua Williams.
A corrida será neste domingo (5) às 10h10, horário de Brasília e contará com 71 voltas.
Prevenção ao Coronavírus
Como previsto pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), todas as provas confirmadas até então no calendário da F1 serão realizadas com portões fechados. Todos os funcionários das equipes fazem uso obrigatório de máscaras e os pilotos fazem uso do material durante entrevista coletiva, cerimônia de premiação no pódio e consequentemente na circulação pelo autódromo.
Já os jornalistas seguem as mesmas medidas impostas e também mantendo distância para o entrevistado. No chamado “cercadinho”, onde os pilotos passam para dar entrevista, a organização da F1 instalou barreiras para demarcar a distância segura e todos os jornalistas passam por exame de rotina.