A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou nessa quarta-feira (27), a aprovação do novo teto de investimento das equipes para a temporada 2021 da F1. Além disso, a entidade anunciou uma nova regra de escala deslizante para testes aerodinâmicos após uma votação do Conselho Mundial de Automobilismo. A nova mudança se deve pela crise financeira causada pela epidemia do Coronavírus e afetou as finanças das equipes.
Na reunião realizada nessa quarta, todas as equipes junto com os dirigentes da FIA, concordaram em reduzir o limite de investimento de US $ 175 milhões por ano para US $ 145 milhões, com reduções adicionais nos anos seguintes.
Outra mudança que foi aprovada na reunião, é a respeito de uma nova escala móvel para o desenvolvimento aerodinâmico no túnel de vento, que também deve ser trazida para 2021. A expectativa é que a mudança permita que o campo se feche e impeça que as equipes maiores obtenham muita vantagem sobre aquelas com menos recursos.
Além disso, a entidade aprovou uma série de mudanças referentes à montagem dos carros. Dentre as alterações no regulamento, estão inclusas:
- Utilização dos pneus de 13 polegadas;
- As asas dianteiras e traseiras, difusor e barcaça podem ser desenvolvido da mesma maneira que são agora;
- Vários componentes, incluindo o chassi e a caixa de velocidades, foram congelados entre 2020 e 2021. Um sistema de token será usado para permitir um número muito limitado de modificações, como a McLaren que precisa fazer alterações para acomodar uma mudança na energia da Mercedes.
- A partir da próxima temporada, haverá uma limitação no número de atualizações que um fabricante de unidade de energia pode fazer ao longo de uma temporada.
- Para 2021, o peso mínimo aumenta de 3 a 749 kg.
- Provisões podem ser tomadas para eventos “abertos” e “fechados” em 2020, em resposta à pandemia de coronavírus, o que torna desafiador realizar reuniões de massa.
Em decorrência do Coronavírus, a temporada 2020 da F1 ainda não foi iniciada. A expectativa é que o campeonato comece no início do mês de julho, no Circuito de Spielberg na Áustria.