Morre aos 63 anos o ex-técnico Vadão, comandante da seleção feminina

Morreu nessa segunda-feira (25) aos 63 anos, o ex-técnico da seleção feminina Vadão, vítima de câncer no fígado e desde semana passada estava internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ao longo dos 34 anos dedicados às quatro linhas, Vadão esteve no comando da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, além de equipes nacionais como Atlhetico Paranaense, Corinthians, Guarani, São Paulo e Ponte Preta e também trabalhou no Tokyo Verdi do Japão. O último trabalho foi a frente da equipe Canarinho na Copa do Mundo da França 2019.

Vadão teve duas passagens pela Seleção Brasileira, totalizando quatro anos e quatro meses de trabalho. O técnico foi importante peça na reestruturação da equipe feminina ao liderar um trabalho que culminou no quarto lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da conquista de duas Copas Américas, em 2014 e 2018, e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Também liderou a Canarinho em duas Copas do Mundo, no Canadá em 2015 e França 2019. O trabalho foi reconhecido pela FIFA e, em duas oportunidades, Vadão concorreu ao título de Melhor Treinador do Mundo, nas temporadas 2015/16 e 2017/18.

Como jogador profissional, atuou como meio-campista em clubes do interior paulista até os 28 anos, quando encerrou sua carreira e passou a dedicar-se ao curso de Educação Física, pela Faculdade Fundação Karnic Bazarian, em Itapetininga (SP). 

Após exercer seu trabalho como técnico de futebol profissional, Vadão foi condecorado com a Licença Honorária da CBF Academy, em 2018 e no mesmo ano concluiu o curso da Licença PRO, a mais alta graduação de um técnico no futebol brasileiro.

Homenagens ao treinador

Camisa 10 e a maior jogadora da história da Seleção Feminina, Marta lamentou a morte do técnico Vadão e prestou homenagem em uma postagem de uma rede social:

“Vá em paz professor, sua missão nessa terra você cumpriu e com muito êxito. Desconheço qualquer ser humano igual, você soube viver a vida de maneira digna e honestamente, orgulho demais de ter vivido momentos maravilhosos ao seu lado e ter tido a oportunidade de aprender muito. Obrigada por tudo e descanse em paz.”

Outra jogadora que prestou homenagens ao ex-treinador da Seleção foi a atacante Cristiane:

“Eu estou tentando assimilar e entender a sua partida tão cedo! Tem pessoas que entram nas nossas vidas de uma maneira que nem sempre esperamos, pessoas que em tão pouco tempo tornam-se como da nossa família. Você era uma pessoa absurdamente bondosa, de um coração gigante, que tentava abraçar todo mundo. Você adorava esse bonezinho rs, ra sua marca! Gostava de papear, sorria das bobagens do Vaguinho e sempre nos olhava com olhar sereno. Foram raras as vezes que vc “brigou” com a gente, até seu chacoalhão era na “paz” rs. Sua passagem nessa vida foi linda! Você era pai, amigo, professor e parceiro de todos a sua volta. Que aí de cima você seja cuidado por Deus e aqui de baixo eu SEMPRE vou guardar você na minha vida e no meu coração! Obrigada por ser luz e amor. TE AMO PROFESSOR.”

Títulos conquistados por Vadão

Seleção Brasileira Feminina

Copa América do Equador 2014 e Chile 2018

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Criciúma

Campeonato Catarinense 2013

Tokyo Verdy

Supercopa do Japão  2005

São Paulo

Torneio Rio-São Paulo 2001

Atlhetico Paranaense

Campeonato Paranaense 2000

XV de Piracicaba

Campeonato Brasileiro Série C 1995

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.