Depois de doar 443 cestas básicas em abril, o Fluminense realizou mais uma ação solidária e distribuiu na quarta-feira (20) mais de 340 cestas básicas para todos os funcionários que recebem até quatro salários mínimos. A distribuição dos materiais foi possível graças ao valor que o clube arrecadou na venda de ingressos simbólicos, da transmissão do Fla-Flu na final do carioca de 1995, marcado pelo gol de barriga de Renato Gaúcho. Ao todo, o clube vendeu mais de 21 mil ingressos e arrecadou R$130 mil reais.
Todas as cestas distribuídas contém mantimentos que duram um mês e nelas estão incluídas: arroz, feijão, macarrão, fubá, linguiça, molho de tomate, açúcar e outros produtos. Além disso, nessa quinta-feira (21), o Fluminense distribuiu mais 89 cestas no Estádio das Laranjeiras no Rio de Janeiro e assim como ocorreu na distribuição de quarta-feira, todos os funcionários que fizeram as entregas seguindo as orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). O clube fez a divisão da logística dividindo o quadro de funcionários em diferentes horários para evitar aglomeração. Além disso, usou medição de temperatura, luvas, máscaras e disponibilizou álcool em gel e local para lavar as mãos.
Dentre os clubes do futebol brasileiro, o Fluminense não demitiu nenhum de seus funcionários durante a epidemia do Covid-19 e tem conseguido manter o quadro mesmo com a grave crise financeira que o país atravessa.
Em carta distribuída nas cestas básicas, o presidente Mário Bittencourt agradeceu a todos os torcedores que contribuíram para a campanha solidária e relembra a importância da luta contra a epidemia do Coronavírus:
“Prezado colaborador,
Nesses tempos difíceis que vivemos na luta contra a pandemia do Covid-19, nem mesmo a minha mais sincera palavra de gratidão seria suficiente para retribuir o enorme comprometimento que você tem apresentado diariamente com o clube. E, mais do que simplesmente aplaudí-lo ou chamá-lo de herói, meu dever como gestor é valorizar o seu trabalho, que dignifica e engrandece o nosso Fluminense.
Desta forma venho norteando a minha gestão desde que assumi a presidência há exatos 347 dias. E, neste momento peculiar, travo uma luta diária para que os ecos da pandemia afetem o mínimo possível a vida dos nossos colaboradores […] Mais um pequeno gesto de agradecimento diante da admirável dedicação que vejo em cada um de vocês no dia a dia do Fluminense Football Club”.
Resumo da venda de ingressos da ação solidária
Total de ingressos vendidos: 21.005
Valor arrecadado: R$130 mil
67% dos 21005 ingressos foram feitos por check-in de sócios;
Recorde de check-ins realizados por sócios de fora do Estado do Rio;
Quatro vezes mais novas associações em comparação com a média durante a quarentena;
Redução de 10% da inadimplência do Sócio Futebol.