No domingo (17), os laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizaram 506 testes de detecção do Coronavírus e ao todo, 133 deram resultado positivo para a doença. Todos os exames são entregues à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e passaram a constar no boletim epidemiológico no Município desde 30 de abril.
Todos os 506 testes realizados até o domingo (17), foram feitos em profissionais de saúde sintomático, em pacientes internados nos leitos para o tratamento da doença e pactuados com o Município, nos atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade com grupo formado de pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos, além dos servidores da segurança pública, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).
Laboratórios da UFJF recebem certificado da Funed
Na segunda-feira (19), os laboratórios da UFJF que ficaram responsáveis em realizar os testes do Covid-19, receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A Funed estabelece que as certificações refletem o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela instituição no combate ao Coronavírus. Para obter tal honraria, os espaços precisam atender a um mínimo de requisitos em relação ao nível de biossegurança e à capacidade técnica e operacional para executar os exames RT-PCR em tempo real.
Diante disso, os resultados obtidos pelos testes realizados no campus são lançados diretamente no sistema de gestão de resultados do estado e permanecem contabilizados nas estatísticas oficiais, diminuindo o quadro de subnotificação da doença no município e na região.
Com o reconhecimento da Fundação, a UFJF passa a integrar a lista de instituições aptas a receberem insumos para testes de Covid-19 adquiridos pelos estado de Minas Gerais.