Estabelecimentos comerciais voltam a funcionar em Juiz de Fora

Após o prefeito Antônio Almas liberar o decreto municipal no sábado (16), que fala sobre a adesão ao programa Minas Consciente, o comércio de Juiz de Fora teve seus estabelecimentos em funcionamento nessa segunda-feira (18). O município aderiu à Onda Verde do programa, que significa abertura de atividades econômicas avaliadas como essenciais, durante a epidemia do Coronavírus.

O decreto determina que os setores de comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes,  varejista de tecidos varejista de artigos de armarinho atacadista de tecidos, artefatos de tecidos e armarinhos, varejista de bebidas, lavanderias, tinturarias e toalheiros como exemplos, devem funcionar das 10h às 16h.

Segundo o decreto, a Secretaria de Saúde (SS) será responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde do município é orientar a manutenção do processo de retomada das atividades econômicas, podendo determinar, quando for o caso, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas.

Além disso, será feita avaliação de avanço a uma nova onda ou a manutenção da sociedade em funcionamento nas características do momento, a cada 21 dias, enquanto a possibilidade de retrocesso, e em caso de agravamento, deve sempre ser imediata.

Além das atividades comerciais, como padarias, supermercados, farmácias e açougues, a onda verde do Minas Consciente permite também o funcionamento de setores como por exemplo: agropecuária, alimentos, bancos e seguros, cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais, construção civil, fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica e afins, saúde, telecomunicação, comunicação e imprensa,transporte, veículos e correio e tratamento de água, esgoto e resíduos.

Funcionamento de bares e restaurantes

Quanto à questão dos bares, lanchonetes e restaurantes, o decreto determina prioridade a entrega em domicílio (delivery) ou retirada no balcão e, no caso de consumo no local, o horário de funcionamento fica limitado até as 19h, com proibição ao self-service, entretenimento e respeitar a distância de dois metros entre as mesas, como medida de segurança.

Programa Minas Consciente

 O programa Minas Consciente, entrou em vigor no dia 30 de abril, cujo objetivo é setorizar as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.