O isolamento social como medida protetiva à pandemia de COVID-19 (coronavírus) está desafiando todas as instituições a se reinventarem. O esporte, sem competições e nem treinamentos, tem usado o ambiente virtual como grande aliado durante o período de quarentena no país inteiro. As atividades realizadas pela internet pelos órgãos gestores das modalidades olímpicas vão desde reuniões diárias entre colaboradores até treinos em casa e competições virtuais entre principais atletas da modalidades, passando pela realização de Assembleias, e, é claro, as lives com integrantes das comissões técnicas multidisciplinares com dicas para os esportistas e com os atletas de destaque falando sobre suas carreiras.
“O Comitê Olímpico do Brasil se mobilizou para inspirar e sensibilizar a sociedade no combate à COVID-19 usando as redes sociais da entidade que contam com milhares de seguidores.. Em parceria com as Confederações e, mais recentemente, com o Comitê Paralímpico Brasileiro, temos realizados lives com grande repercussão entre os fãs do esportes e os veículos de imprensa. Criamos duas campanhas virtuais que tiveram grande adesão. A tecnologia é uma grande aliada para continuarmos disseminando os valores olímpicos nesse período difícil pelo qual estamos passando”, disse Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB.
O COB está realizando as campanhas digitais #UmÚnicoTime para conscientização dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus e #TimeBrasilemCasa de apoio aos trabalhadores na linha de frente de combate ao COVID-19. Pensando na situação das crianças durante o período de isolamento social, houve também a criação de material lúdico (cadernos de colorir e passatempo), que foi disponibilizado gratuitamente pelo site e redes sociais do COB para download.
O mote da atuação das Confederações não é diferente. Alguns dos pontos em comum entre todas as entidades são o atendimento aos atletas em diversas áreas como médica, nutricional, preparação física e técnica, dentre outras, e a orientação sobre atividades e proteção da saúde durante a pandemia. Além de, obviamente, as lives com os principais nomes das modalidades.
Fonte: COB