Após a emissão da segunda nota técnica sobre o controle e disseminação do coronavírus publicada em 9 de maio, o grupo de modelagem epidemiológica da Covid-19, formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulga um boletim, que terá periodicidade semanal. O objetivo é fazer uma atualização semanal da evolução das curvas de casos suspeitos e confirmados.
Este boletim utiliza os mesmos métodos expostos na Nota Técnica 2, na qual foram analisados dados de notificações de casos suspeitos, confirmados, internações e óbitos desde o primeiro caso suspeito no município em 26 de fevereiro até a atualidade. “Estamos usando um modelo que nos permite prever cenários mais curtos, como quinze dias, além de oferecer um maior detalhamento. Estamos monitorando também as mudanças de regime na curva, ou seja, as mudanças nas taxas de crescimento”, explica Fernando Colugnati, um dos autores do documento.
Situação atual e previsões
A incidência diária de suspeitos e de confirmados apresenta comportamento semelhante e seguem em taxa constante após 15 de abril. De acordo com o boletim, a aparente queda nesta data provavelmente se deve a questões dos processos de testagem e notificação. As taxas médias de crescimento das curvas acumuladas continuam subindo diariamente 3% para casos suspeitos e 8% para os confirmados, conforme publicado na Nota Técnica 2.
O boletim mostra que a previsão ainda é de crescimento da curva, mas provavelmente com uma queda da taxa de crescimento. A previsão para o dia 18 de maio, antes em 500 casos é de 449 na atual previsão, podendo chegar a 563 casos em 25 de maio. A próxima semana poderá confirmar se há realmente uma queda nas taxas de crescimento, que se refletirão em uma mudança na direção da curva de casos confirmados.
A evolução dos casos e óbitos por COVID-19 pode ser acompanhada em gráficos na plataforma virtual “JF Salvando Todos”, coordenado pelo terceiro autor, pesquisador do Departamento de Estatística da UFJF, Marcel Vieira.
Fonte: Assessoria