Dois dias após anunciar a saída de Sebastian Vettel, a Ferrari confirmou nessa quinta-feira (14) a contratação do espanhol Carlos Sainz, 25 anos, para a vaga da escuderia italiana em 2021. O jovem piloto será o substituto de Sebastian Vettel, que até então não definiu seu futuro na F1. Diante das novidades divulgadas nessa quinta-feira (14), Ferrari e McLaren são os únicos times a confirmar sua dupla de pilotos até então. Todos as outras equipes estão com as vagas preenchidas, exceto RBR (Max Verstappen garantido), Renault (Esteban Ocon garantido) e Racing Point (Sergio Perez garantido) que será chamado de Aston Martin no próximo ano.
Em entrevista dada para o site oficial da F1, Sainz diz estar feliz por fazer parte da Ferrari e traça seus objetivos para a nova temporada, que pode começar em julho:
“Estou muito feliz por poder pilotar pela Ferrari em 2021 e estou empolgado com o meu futuro com a equipe. Ainda tenho um ano importante pela McLaren e estou realmente ansioso para voltar a correr com eles nesta temporada”.
O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, avaliou a nova contratação feita pela escuderia italiana e fez elogios a Carlos Sainz, dizendo que o jovem piloto mostrou ter muito talento e muita técnica e também fala sobre a futura parceria com o jovem Charles Leclerc:
“Com cinco temporadas no currículo, Carlos provou ser muito talentoso e mostrou que tem a capacidade técnica e os atributos certos para torná-lo um encaixe ideal com a nossa família. Iniciamos um novo ciclo com o objetivo de voltar ao topo na Fórmula 1. Será uma longa jornada, claro com certas dificuldades, especialmente devido à atual situação financeira e regulatória, que está passando por uma mudança repentina e exigirá que esse desafio seja enfrentado de maneira diferente do passado recente. Acreditamos que um piloto emparelhado com o talento e a personalidade de Charles e Carlos, o mais jovem nos últimos cinquenta anos da Escuderia, será a melhor combinação possível para nos ajudar a alcançar as metas que estabelecemos”.
Carlos Sainz estreou na F1 em 2015 pela Toro Rosso e mesmo com equipamento limitado, o espanhol terminou o campeonato em 15º com 18 pontos conquistados, mas com a façanha de superar os dois pilotos da Mclaren na época, Jenson Button e Fernando Alonso
Na temporada seguinte, em 2016, Sainz teve rendimento melhor e terminou o campeonato em 12º com 46 pontos. Em 2017 novamente teve melhora de performance e encerrou a temporada na 9ª colocação com 54 pontos. Vale lembrar que o espanhol encerrou o campeonato pilotando pela Renault.
Em sua primeira temporada completa pelo time francês, Sainz terminou 2018 na 10ª posição com 53 pontos, sendo superado pelo seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg. Já na temporada passada, pilotando pela McLaren, Sainz faz sua melhor temporada na F1 até então e termina em 6º lugar com 96 pontos, com direito ao 3º lugar no GP do Brasil após largar em último na corrida e de quebra colocou fim ao incômodo jejum de 5 anos e 7 meses da equipe McLaren sem subir ao pódio.
Daniel Ricciardo
Logo após o anúncio oficial de Carlos Sainz na Ferrari, a Mclaren anunciou logo em seguida a contratação do australiano Daniel Ricciardo, 30 anos, para a vaga deixada pelo espanhol na equipe inglesa e será o novo companheiro de Lando Norris. Além disso, a tradicional equipe multicampeã vem com planos ambiciosos para 2021, pois será equipada com motores Mercedes e retomará uma das parcerias mais bem sucedidas na categoria máxima do automobilismo mundial.
Ricciardo fez uma postagem em sua rede social, agradecendo ao acolhimento dado pela Renault mas deixa claro que quer fazer uma temporada memorável pela equipe:
“Eu sou muito grato pelo meu tempo com @renaultf1team e o jeito que fui aceito na equipe. Mas não acabamos ainda e mal posso esperar para voltar ao grid este ano. Meu próximo capítulo não acaba aqui, então vamos terminar de um jeito forte. Obrigado”.
O chefe da McLaren, Zak Brown, avalia a contratação do piloto australiano e diz que será uma peça importante para o time, que visa andar no pelotão da frente em busca de vitórias e também dos títulos de pilotos e construtores:
“A contratação de Daniel é mais um passo adiante em nosso plano de longo prazo e trará uma nova e empolgante dimensão para a equipe, ao lado de Lando. Esta é uma boa notícia para nossa equipe, parceiros e, claro, nossos fãs”, diz Zak Brown que fez questão de agradecer pelo trabalho exercido por Carlos Sainz no time “Também quero prestar homenagem a Carlos pelo excelente trabalho que ele vem fazendo na McLaren ao ajudar nosso plano de recuperação de desempenho. Ele é um verdadeiro jogador de equipe e desejamos-lhe felicidades para o seu futuro além da McLaren ”.
Daniel Ricciardo fez sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial pela extinta HRT, no GP da Inglaterra em 2011. Como o carro era um dos piores do grid e também pela falta de apoio financeiro do time espanhol, Ricciardo teve como melhor resultado dois 18º lugares na Hungria e na Índia.
No ano seguinte se transferiu para a Toro Rosso e encerrou a temporada em 18º lugar com 10 pontos, sendo superado pelo companheiro Jean-Eric Vergne que marcou 16 pontos. Em 2013 permaneceu na escuderia italiana e encerrou o ano em 14º lugar com 20 pontos.
Em 2014 Ricciardo assumiu a vaga deixada por Mark Webber na RBR e conquistou incríveis três vitórias no Canadá, na Hungria e na Bélgica, encerrando o campeonato na 3ª posição com 238 pontos e ainda superou o então tetracampeão Sebastian Vettel.
Em 2015 não teve bons desempenhos devido às limitações do motor Renault e terminou a temporada apenas em oitavo lugar com 92 pontos e sem nenhuma vitória conquistada, terminando atrás do companheiro Daniil Kvyat.
Na temporada seguinte voltou a repetir os bons desempenhos e terminou em 3º lugar com 256 pontos e com uma vitória na Malásia. Naquele ano, o australiano teve a chance de vencer em Mônaco, mas um erro da equipe lhe custou um triunfo garantido.
Em 2017 Ricciardo faria sua primeira temporada completa com Max Verstappen como companheiro de equipe. Mas devido à série de problemas de motor e também da queda de desempenho, o australiano ficou em 5º lugar com 200 pontos
2018 seria sua última temporada pela RBR mas os mesmos problemas de 2017 permaneceram, tanto que contabilizou 8 abandonos durante toda a temporada. Mesmo assim conquistou uma vitória e a tão desejada em Mônaco. Além disso, viu Max Verstappen ganhar mais prestígio dentro da equipe e Ricciardo optou em correr pela Renault. Sexto colocado com 170 pontos, encerrando assim uma temporada melancólica pela RBR e também seu ciclo com o time austríaco.
Já pela Renault, a temporada não foi das melhores para o australiano e devido à falta de confiança do carro, foi apenas o nono colocado com 54 pontos conquistados.