A Associação dos Clubes Europeus (UEFA), determinou nessa terça-feira (28), que todas as ligas do futebol europeu tem até o dia 25 de maio, para definir o futuro dos respectivos campeonatos nacionais, que estão paralisados em decorrência da epidemia do Coronavírus. No entanto, haverá uma nova reunião ainda esta semana para tratar do caso.
Todas as federações devem decidir se encerram os torneios de forma prematura ou não. Caso optem pelo encerramento, os presidentes das associações devem enviar um documento à entidade, contendo a justificativa para o cancelamento dos campeonatos, e selecione os clubes das competições de clubes da UEFA em 2020/21, com base no mérito esportivo das competições nacionais de 2019/20.
Além disso, a entidade havia anunciado na última semana que não permitiria o encerramento prematuro de todas as competições nacionais e que os países que tomassem tal atitude, poderiam ser excluídos dos torneios continentais. No entanto, a instituição mudou sua postura, ao reconhecer a possibilidade de cancelamento.
Reajuste do calendário
Na última quinta-feira (23), o Comitê Executivo da UEFA realizou uma reunião para tratar sobre a questão do reajuste do calendário do futebol europeu. Dois cenários de calendário foram propostos, sempre com prioridade para a conclusão dos campeonatos locais.
A primeira alternativa seria da retomada dos jogos dos respectivos campeonatos locais e que os mesmos fossem realizados antes e que as partidas dos torneios continentais fossem realizadas paralelamente a estes jogos.
A outra opção seria fazer com que as ligas nacionais começassem antes e seriam encerrados até o início da volta das partidas continentais, que seriam disputadas na sequência, em agosto.
Com o prazo estabelecido para que as federações decidem sobre o futuro dos campeonatos nacionais, a entidade pode realizar uma nova reunião para falar sobre o calendário