A FIFA propôs nessa segunda-feira (27), um aumento temporário no número de substituições por equipe durante as partidas, visando a maratona de jogos durante a retomada do futebol, que está paralisado em decorrência da epidemia do Coronavírus. A ideia da entidade máxima do futebol mundial é aumentar de 3 para 5 alterações.
A nova regra no entanto, precisa passar por processo de análise pela International Board (IFAB), entidade responsável pela gestão das regras do esporte. Em nota um representante do órgão diz que a nova regra, se for aprovada, irá ajudar as equipes a lidarem com a maratona de jogos, os quais serão disputados em um curto espaço de tempo:
“A segurança dos jogadores é uma das principais prioridades da FIFA. Uma preocupação a esse respeito é que a frequência das partidas pode aumentar o risco de possíveis lesões devido à sobrecarga do jogador. Diante disso e do desafio único enfrentado mundialmente na realização de competições de acordo com o calendário previsto, a Fifa propõe que um número maior de substituições seja temporariamente permitido.”
Caso a regra temporária seja aprovada, cada liga de futebol vai decidir se aceita a mudança ou não. Se for levada adiante, haverá um estudo para garantir que as substituições não diminuam o tempo de bola rolando durante os jogos.