O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inaugurou um novo espaço para atender os pacientes diagnosticados com Coronavírus. Diante dos fatos, foi feito um intenso trabalho de adaptação ao serviço e também adequação do espaço físico, com uma área especial para os pacientes, uma outra para o descanso dos profissionais e uma sala para o atendimento.
Para as adequações do espaço Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou ao HU, recursos no valor R$ 324.550. Entre as obras realizadas, estão a ampliação da quantidade de quartos de isolamento de dois para cinco, com construção de antecâmaras nos quartos e antecâmara no corredor.
Diante da adaptação, o superintendente do HU, Dimas Araújo, conta que todo o trabalho foi executado em tempo recorde e graças às obras, a unidade contará com até 24 leitos disponibilizados:
“Nas últimas três semanas, fizemos um planejamento, trabalhamos arduamente e conseguimos disponibilizar até 24 leitos. Estamos podendo fazer também um fluxo de exames com resultado até 24 horas. Os pacientes suspeitos que chegam fazem o exame e, se der positivo, vão para a área destinada aos pacientes com a Covid-19”.
Outro fator importante mencionado pelo superintendente, é a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), adequados para o uso dos profissionais, o que é importante para a segurança de todos:
“A equipe está paramentada, tem uma área específica para os pacientes da Covid-19 e isso é muito importante para o tratamento e a segurança de todos”.
Outro setor do HU que ganhou novo ambiente com a adaptação, foi o da enfermaria e também da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). A enfermaria conta agora com 16 leitos e a UTI conta com 8.
Segundo o médico infectologista do HU, Rodrigo Daniel, os pacientes que estiverem diagnosticados com Coronavírus, devem procurar a Unidade do Santa Catarina e fala sobre previsão para aumentar o número de leitos disponíveis:
“Os pacientes que estiverem diagnosticados com Coronavírus não devem procurar a Unidade Santa Catarina. Os encaminhamentos serão regulados pela Central de Vagas. Quanto à ampliação do número de leitos, trabalhamos com cenários progressivos, otimizando a ocupação da estrutura sob demanda”.
A respeito dos profissionais que atuam no HU, o médico infectologista conta que todos estão realizando diversos tipos de treinamento, incluindo a capacitação de multiplicadores em todos os setores:
“Estes treinamentos voltados principalmente para higienização das mãos, paramentação e desparamentação adequadas. Há garantia da instituição de todos EPIs indicados pelo Ministério da Saúde, buscamos, inclusive, ofertar proteções adicionais como os protetores faciais para atendimento de pacientes suspeitos e máscaras cirúrgicas mesmo no atendimento de assintomático ou na circulação pelo hospital” conclui.