A pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, segue impactando o esporte. Nessa quarta-feira (1), a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e a Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) cancelaram e adiaram eventos programados até o dia 31 de julho.
A Liga Sul-Americana de Clubes femininos, que teria o carioca LSB em ação, foi cancelada pela Consubasquet. O Sul-Americano adulto feminino, marcado para a primeira semana de junho, em Cali, foi adiado, provavelmente para o mês de agosto. Já as Copas Américas Sub-18, que aconteceriam nos Estados Unidos, em junho, também foram adiadas.
Em comunicado, a FIBA explicou que, buscando a manutenção da integridade dos jogadores e todas as partes, a entidade decidiu que todos os eventos de basquete com data até 31 de julho de 2020, deveriam ser remarcados para uma data futura. No documento, citou o Centroamericano Sub-16, o Campeonato do Caribe Sub-16, o Sul-Americano Feminino, a Liga Sul-Americana de Clubes femininos, o Pré-Classificatório do Caribe para a Copa do Mundo de 2023, as Copas Américas Sub-18 e o Centrobasket sub-15. A decisão fez com que a Consubasquet tomasse suas decisões no mesmo dia.
Assim, a Confederação Sul-Americana de Basquete optou pelo adiamento do Sul-Americano adulto feminino, postergando o torneio inicialmente para agosto. E por conta da possível perda de meses do calendário, decidiu cancelar a Liga Sul-Americana de Clubes femininos, além de ampliar a data de inscrição para o masculino.
No comunicado, a Consubasquet também retirou qualquer punição para os clubes e confederações que desistirem de disputar os torneios citados, desde que o façam de forma documental com até 60 dias de antecedência da disputa. Neste período, inclusive, a Consubasquet pode, inclusive, optar pelo cancelamento dos eventos ainda mantidos.
Os torneios Pré-Olímpicos do basquete 3 x 3 e 5 x 5, com a participação do Brasil no naipe masculino, ainda não tiveram informações divulgadas. A disputa do 3 x 3 masculino era prevista para 18 a 23 de março, na Índia, e a do 5 x 5, na Croácia, estava marcada para 23 a 28 de junho. Em carta às confederações no dia 31 de março, a FIBA garantiu que monitora a situação mundial ao lado do Comitê Olímpico Internacional 9COI) e que no momento oportuno dará informações sobre essas duas disputas.
Fonte: CBB