A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fechou nesse domingo (29), o posto temporário para vacinação contra a gripe, em virtude do número limitado de vacinas.
O projeto foi feito em parceria da UFJF com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e um total de 6.782 pessoas receberam as doses da vacina entre os dias 23 e 28 de março, pelo esquema de drive thru, com os idosos sendo vacinados de dentro dos veículos.
A vacinação, realizada por profissionais da saúde, obedeceu ao escalonamento de prioridades estabelecido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Porém, todos os idosos que compareceram ao posto temporário de imunização receberam a dose da vacina.
Funcionamento dos postos da Prefeitura
A Secretaria de Saúde (SS) da PJF, informou que no momento há desabastecimento da vacina contra influenza em boa parte das salas de imunização do Município. Assim, a recomendação é para que o público-alvo da primeira fase da campanha, composto por idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde, volte a buscar pela vacina nesta quarta-feira (1), quando há previsão de chegada de mais doses.
Em decorrência da epidemia do Covid-19 e para evitar aglomeração, o Setor de Imunização optou pela aplicação, a cada semana, para os idosos de uma faixa etária, até o final da primeira fase, em 15 de abril. Pessoas com 80 anos ou mais foram vacinadas entre os dias 23 e 27; de 70 a 79, a partir dessa segunda-feira (30), até esta sexta-feira (3) de 60 a 69, de 6 a 15 de abril.