Em cumprimento ao Decreto Municipal nº 13.893/2020, que dispõe sobre as medidas preventivas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (covid-19), a Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora está adotando novos procedimentos junto ao seu efetivo. Entre as mudanças estão a esterilização de equipamentos entregues aos agentes diariamente, para uso em serviço, como armamento não letal e bastão, a disponibilização de material para limpeza interna das viaturas, a suspensão dos encontros semanais de capacitação, que priorizará, temporariamente, o meio virtual, e a liberação de dois servidores na faixa etária de risco, acima dos 60 anos de idade.
A comandante da GM, Emilce de Castro, reforçou que todos os postos atendidos pela corporação serão mantidos: “Nosso trabalho segue, sendo desenvolvido normalmente. E, respeitando as determinações, tomamos alguns cuidados no que se refere à saúde do próprio guarda, para que ele possa oferecer o seu serviço ao cidadão, minimizando os riscos para si e para aqueles que ele deve proteger”.
De acordo com o decreto municipal, todo servidor fica obrigado a comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, o guarda que tenha viajado para locais com grande probabilidade de infecção do coronavírus, ou apresente sinais de gripe, deverá informar à central da Guarda, pelo telefone 153, para que sejam tomadas medidas imediatas.
A GM está, ainda, em contato com a Supervisão de Segurança do Trabalho do Departamento de Ambiência Organizacional da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Damor/SARH), para viabilização de protocolo de procedimentos a ser especificamente praticado pelos guardas.
Fonte: Assessoria