A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e Associação do Futebol Europeu (UEFA), anunciaram nesta terça-feira (17) o adiamento da Copa América e Eurocopa para o próximo ano.
A competição sul-americana, que seria sediada na Argentina e na Colômbia, terá os grupos e cidades-sedes mantidas. A única alteração foi na data da realização do torneio, agora será de 11 de junho a 10 de julho de 2021. Neste ano estava marcada para começar dia 12 de junho.
O Brasil está no grupo B ao lado de Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Catar, sede da Copa de 2022 e um dos convidados para o torneio.
Quanto à Eurocopa, que completa 60 anos de história, a data também sofreu alteração e a será realizada no mesmo dia da abertura da Copa América. Os grupos e os confrontos da repescagem também foram mantidos. Esta edição do torneio europeu será realizada em 12 cidades de 12 países diferentes: Amsterdã (Holanda), Bacu (Azerbaijão), Bilbao (Espanha), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhagen (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia), Munique (Alemanha), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia) e Wembley (Inglaterra).
O adiamento tanto da Eurocopa quanto da Copa América para o próximo ano, pode mudar os planos da Fifa com relação ao novo Mundial de Clubes, que seria realizado no meio de 2021, na China. A entidade máxima do futebol também não se manifestou, ainda, sobre as mudanças no calendário de torneios de seleções.