O prefeito Antônio Almas esteve na sede da Defesa Civil, em contato com as lideranças de bairros que participam do projeto “Rede em Alerta”. Foram três horas e meia de conversa, com mais de 60 representantes de diversas regiões do Município. Além do prefeito, estiveram lá o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), José Sóter de Figueirôa Neto, o coordenador municipal de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, e o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira.
Antônio Almas reafirmou a utilidade do “Rede em Alerta” como sistema de informações rápidas à população, exemplificando sua efetividade nas chuvas recentes: “O valor do projeto já se estabeleceu agora, neste período de chuvas, quando, com mais facilidade, a informação chegou a cada cidadão que está neste processo, para que ele pudesse criar uma rede próxima, sobre os riscos da chuva e dos deslizamentos e todas as questões que a Defesa Civil trata. É uma rede que permite ao cidadão receber a informação e se comprometer a fazer com que essa informação chegue a outro, para garantir segurança”.
Lançado em janeiro deste ano, o “Rede em Alerta” se utiliza da agilidade do whatsapp para distribuir informações recebidas pela Defesa Civil à população. O sistema se baseia na responsabilidade e credibilidade das lideranças junto à comunidade, para compartilhamento das informações. Essa linha direta busca diminuir possíveis transtornos causados por chuvas, antecipando a tomada de decisões seguras por parte de pessoas em áreas de risco. O projeto é iniciativa da Defesa Civil, órgão da Sesuc, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos (Unijuf).
O projeto lança mão da disponibilidade das ferramentas tecnológicas acessíveis à grande maioria das pessoas, por meio do celular, sendo facilmente assimilado pelo público alvo. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Juiz de Fora, o “Rede em Alerta” foi fundamental na proteção de pessoas durante as chuvas que atingiram o Município na última semana: “Recebemos alertas de chuvas com duas horas de antecedência. Tempo suficiente para acionar as lideranças e essas repassarem a seus subgrupos. O sistema foi muito útil para a prevenção de maiores problemas com as chuvas. Tivemos mais de 400 ocorrências, e em vários locais em que a Defesa Civil chegava, a população já estava orientada e fora da área de risco. Isso minimizou muito a situação”.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil estadual parabenizou a PJF por assumir a missão da Defesa Civil, conforme o slogan do órgão “Defesa Civil somos todos nós”. “O que vocês estão fazendo é a reaproximação de pessoas, um cuidando do outro, como as comunidades antigas faziam. O `Rede em Alerta´ é o compartilhamento de notícias do bem entre a Defesa Civil e a sociedade civil organizada. Isso é investimento em prevenção, é confiar o trabalho a quem possui legitimidade em fazê-lo, por conhecer sua comunidade”, atestou Godinho, em referência à integração do poder público com a população.
Fonte: Assessoria